quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Jacinta e Francisco, exemplos de vida para todas as crianças

No segundo dia do tempo santo da Quaresma, apetece-me publicar um texto que escrevi há uns tempos, por ocasião da Festa Litúrgica dos Pastorinhos de Fátima - 20 de Fevereiro.

Estes dois meninos são exemplo para todas as crianças.


Para todas?!?! Bem, numa época em que todos os modelos de vida são tidos como bons, excepto os dos santos, devo dizer que sim, todas as crianças devem aprender a viver como a Jacinta e o Francisco. Uma vida humilde, simples, de oração, penitência, sofrimento...mas acima de tudo uma vida de felicidade por cumprirem a vontade de Deus. O desejo de salvarem almas e de consolarem Nosso Senhor sobrepôs-se aos comodismos (que também não poderia ser muitos naquele início do século XX) e à felicidade fútil e meramente humana. Eram felizes em Deus. Desenganem-se os que vêm nos Pastorinhos crianças sombrias e tristes. Tudo suportavam para agradar a Deus. E essa é a maior alegria de um cristão.


Veio a doença e não deixaram de oferecer todos os sacrifícios pelos pecadores, pela salvação das almas e em reparação dos pecados cometidos contra Deus e contra Sua Mãe.


A Jacinta ofereceu os seus sofrimentos pela conversão dos pecadores e pelo Santo Padre, enquanto o Francisco se preocupava em "consolar o bom Deus" pois Este devia "estar muito triste com os pecados do mundo". Aproveitemos para, nesta Quaresma, rezarmos com eles pelas mesmas intenções:


- Pelos pecadores. Disse-lhes Nossa Senhora: "Vão muitas almas para o Inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas.";


- Pelo Santo Padre. Nossa Senhora ensinou a oração "Dizei muitas vezes, em especial quando fizerdes algum sacrifício 'ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.'" A Jacinta acrescentava "E pelo Santo Padre." Recordemos que foi esta pequenina que viu o Santo Padre "diante de uma imagem de Nossa Senhora, numa casa muito grande a rezar e a chorar. E lá fora muitos diziam palavras e nomes feios e atiravam-lhe pedras". Qualquer semelhança com a situação actual na Igreja NÃO é pura coincidência!;


- Para "consolar Nosso Senhor", reparando-O dos pecados do mundo. Dizia o Francisco, quando a Lúcia lhe pediu para pedir pelos que cá ficavam: "Eu peço, mas essas coisas pede-as antes à Jacinta, que eu tenho medo de me esquecer quando vir Nosso Senhor. E depois, antes o quero consolar";


- Para que aumente em nós a devoção à Santíssima Eucaristia. Eles, que comungaram das mãos de um Anjo e que carinhosamente tratavam a Jesus Sacramentado por "Jesus escondido", que nos façam rezar devotamente "Meu Deus, Meu Deus, eu vos amo no Santíssimo Sacramento" (oração por eles proferida após a primeira aparição da Virgem Santíssima);


- Para que, pela intercessão destes dois meninos bem-aventurados, o seu e nosso país seja livre de todo o mal, de todo o pecado e que mantenha sempre a Fé Católica. Disse-lhes Nossa Senhora "Em Portugal conservar-se-á sempre o dogma da Fé..."

Pastorinhos Francisco e Jacinta, rogai por nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário