segunda-feira, 9 de abril de 2012

O bebé anencéfalo é VIVO e HUMANO

Literalmente, anencefalia significa ausência do encéfalo.  Essa definição é incompleta, uma vez que o encéfalo compreende, além do cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral.

Os bebés anencéfalos, embora não tenham cérebro, ou boa parte dele, têm o tronco cerebral funcionando. O tronco cerebral é constituído principalmente pelo bulbo, que é um alongamento da medula espinhal.

Este tronco cerebral controla importantes funções do nosso organismo, entre elas: a respiração, o ritmo dos batimentos cardíacos e certos actos reflexos (como a deglutição, o vómito, a tosse e o piscar dos olhos).

Anencefalia é uma “má-formação rara do tubo neural acontecida entre o 16° e o 26° dia de gestação, na qual se verifica ‘ausência completa ou parcial da calota craniana e dos tecidos que a ela se sobrepõem e grau variado de má-formação e destruição dos esboços do cérebro exposto’”.

A sobrevivência do bebé anencéfalo pode variar muito. Ele pode morrer ainda no útero materno. Pode viver sete minutos após o nascimento, vinte horas, quatro dias ou três meses.

Um bebé anencéfalo não é um nado-morto (natimorto). Um bebé é natimorto se nasceu morto. Caso contrário, é um nascido vivo.

O bebé anencéfalo não nasce em morte cerebral.. Senão, todos os embriões e fetos estariam mortos até à emissão de ondas cerebrais. A função cerebral não pára, não cessa, não morre. Está simplesmente ausente.

A vida humana, porém, está presente desde a concepção e, a partir deste momento, TEM DE SER GARANTIDO o primeiro de todos os direitos:


O DIREITO À VIDA, À EXISTÊNCIA. Ainda que por breves horas, minutos ou dias...


Muitos nazi-defensores do extermínio de bebés anencéfalos antes do nascimento argumentam que o aborto destas crianças pouparia os pais ao sofrimento de ver morrer um filho que acabara de nascer.

Mas será bem assim?

A experiência com fornecimento de apoio aos pais das crianças com defeitos graves tende geralmente a indicar que há efeitos salutares de os pais afirmarem seu parentesco com a criança dando um nome ao bebé e abraçando-o antes da morte. O processo de luto quando assumido, ao invés de suprimido, pode ser uma parte integral da aceitação e cura definitivas.” (Prof. Eugene F. Diamond)

Quando Deus chamar estas crianças a Si, que seja um momento sereno para elas e para os pais, que partam com os cuidados dignos que merece todo o ser humano que está às portas da morte: 

- Que tenha recebido o Sacramento do Baptismo;
- Que seja acarinhada e acompanhada pelos pais e equipa de saúde;
- Que seja um momento calmo, longe de máquinas e monitores;
- Que seja um momento único, porque aquela criança que Deus levou... VIVEU a sua vida na Terra,  tal como nós ainda vivemos, ainda que de uma maneira breve!


RESUMINDO:

O bebé anencéfalo é vivo e humano.
A provocação da sua morte não pode, portanto, ser legítima.
Se feita antes do nascimento, configura crime de aborto nazi-eugénico.
Se feita após o nascimento, configura crime de homicídio hediondo, contra uma criança a quem não foi dada oportunidade de viver por uma hora que fosse...

2 comentários:

  1. E aquelas crianças q mesmo anencefalas vivem e sobrevivem? Ha o caso de uma criança q ja tem 2 anos... NADA justifica infanticideo, o q acontece actualmente é q se mata pura e simplismete qualquer criança defeituosa, ate os bebes com sindrome de dawn estao matando. Hj em dia mata-se crianças a torto e a direito, mata-se as perfeitinhas q dirá as q são "deformadas"... É mesmo uma geração perversa a nossa!!!

    ResponderEliminar
  2. E não esperemos dias melhores :( Preparemo-nos, vigiemos e rezemos muito! Rezemos o Terço TODOS OS DIAS! Rezemos, rezemos e rezemos!

    ResponderEliminar