domingo, 1 de março de 2009

Os Anjos

Neste dia em que se celebra o primeiro Domingo da Quaresma, o Santo Padre, na oração do Angelus, recordou a importância que os Anjos têm na vida e na História da Igreja e do homem. Os Anjos são criaturas puramente espirituais e, por isso, mais perfeitas que as outras criaturas, que se encontram limitadas pela matéria, pelas características físicas.
Os Anjos, apesar de estarem continuamente na presença de Deus, contemplando-O face a face, adorando-O, glorificando-O e servindo-O, têm a sua actuação também no mundo, como o confirmam a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja.

Os Santos Anjos estão dispostos hierarquicamente. Três hierarquias, cada uma composta por nove coros. A terceira hierarquia é composta pelos serafins, querubins e tronos. São os Anjos que estão ao redor do trono de Deus, contemplando a sua glória e cantando os seus louvores.

Os anjos da segunda hierarquia povoam os espaços celestes (cf. Ef 6,12) e ajudam a melhor governar o mundo e combatem as hierarquias infernais. São, portanto, grandes defensores da humanidade. Esta hierarquia é composta pelas dominações, virtudes e potestades.
A primeira hierarquia é composta pelos Principados, Arcanjos e Anjos. Os Arcanjos são aqueles a quem Deus confia missões extraordinárias da fé e revelações de realidades acima da compreensão humana. Nesse coro encontram-se São Miguel, cujo nome significa “Quem como Deus?” (cf. Ap 12,10), São Rafael, “Deus cura” (cf. Tb 5,4) e São Gabriel, “Força de Deus” (cf. Lc 1,26).
São Miguel é o Prícipe dos Arcanjos. Foi cultuado, segundo a Tradição, desde os primeiros séculos da história do cristianismo. É venerado por sua coragem no momento da queda dos Anjos, em que Lúcifer seduziu alguns anjos do céu e, ao querer tomar o trono de Deus, veio São Miguel, liderando os permaneceram fiéis a Deus e expulsou Satanás e seus anjos decaídos (cf. Ap 12,7-9).
São Miguel protege o povo eleito (cf. Dn 10,13), combate contra Satanás (cf. Ap 12,7ss), no Juízo Universal intervirá em favor do povo de Deus (cf. Dn 12,1-2).

São Gabriel é anunciador por excelência das revelações divinas. É o mensageiro das importantes e alegres notícias, como a concepção de São João Batista, o precursor, e depois a encarnação do Verbo de Deus. Foi a ele que Maria Santíssima disse o Seu "SIM" à obra redentora em que Deus quis que Ela participasse.

São Rafael é citado apenas num livro da Bíblia. É o acompanhante de Tobias, daí lhe vem a função de guia de todos os que viajam. Ele ainda sugeriu a Tobias o remédio para a cura da cegueira do pai, por isso é invocado como protector dos médicos.
Além destes três importantes Anjos, todos nós temos, desde o momento em que existimos, um Anjo pessoal que nos acompanha toda a nossa vida, protegendo-nos de perigos para o corpo e para a alma, principalmente. É o Anjo da Guarda. Quantos de nós ainda rezam ao Anjo da Guarda a oração ou orações que as nossas mães e os nossos pais nos ensinaram em pequeninos?

Anjo da Guarda, minha companhia: Guarda a minha alma, de noite e de dia. Ámen.
ou
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois a ti me confiou a Piedade Divina. Hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Ámen.

Não nos iludamos com livros demoníacos e esotéricos que hoje abundam por essas livrarias fora. Livros que ajudam a "encontrar os seres de luz", a "comunicar com o nosso anjo guardião", a "estabelecer contacto com o anjo da guarda", a "aprender a linguagem dos anjos" e até "o nome do Anjo da Guarda de cada um". Esses livros ensinam, sim, a comunicar com as forças do Inferno.
O Príncipe do Mal era, no início dos tempos, o Anjo da Luz. Lúcifer pecou, orgulhou-se, revoltou-se contra Deus e a sua revolta trouxe consequências que duram até aos dias de hoje. O Diabo e todos os anjos com ele caídos jamais se poderão arrepender, pois são puro espírito. O homem, composto por matéria mutável, é passível de mudar e de se arrepender. O espírito puro, tomando uma decisão, é para sempre. Assim, o Demónio e seus militantes estão para sempre revoltados contra Deus e para eles atraem as almas dos homens, principalmente neste momento em que Deus permite, por mistério divino, a actuação diabólica no mundo de uma maneira exuberante...
Sujeitos ao pecado, recordamos no Evangelho da Missa de hoje que Jesus se sujeitou à tentação, não como verdadeiro Deus, mas como verdadeiro homem.

Segundo a Rádio Vaticano, o Papa deteve-se sobre o significado da permanência de Jesus no deserto, tentado por Satanás: "No deserto, lugar da provação, como vemos na experiência do povo de Israel, se mostra com grande dramaticidade a realidade da Kenosi, do aniquilamento de Cristo, que se despojou da forma de Deus (cfr Fil 2, 6-7). Ele, que não pecou e não pode pecar, se submete à provação e, por isso, pode sofrer a nossa enfermidade (cfr Hb 4, 15). Deixa-se tentar por Satanás, o adversário, que desde o princípio se opôs ao desígnio de Deus em favor dos homens."
Em seguida, o Papa ressaltou que no deserto Jesus se serviu dos Anjos, "figuras luminosas e misteriosas".

A presença asseguradora do Anjo do Senhor acompanha o povo de Israel em todas as suas vicissitudes boas e ruins" – recordou o pontífice:

"Caros irmãos e irmãs, tiraríamos uma parte notável do Evangelho se deixássemos de lado esses seres enviados por Deus, os quais anunciam a sua presença entre nós, e disso são um sinal. Invoquemos sempre os Anjos, para que nos ajudem no compromisso de seguir Jesus até nos identificarmos com Ele. Pedimos a eles, em particular hoje, que velem sobre mim e sobre os colaboradores da Cúria Romana, que esta tarde, como todos os anos, iniciaremos a semana de Exercícios espirituais. Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós!"

Fonte: Rádio Vaticano http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=269632

Rezemos então aos Santos Anjos que velem pelo Santo Padre, pela Cúria Romana, pelos sacerdotes, religiosos e religiosas e por todos nós, que somos tentados a toda a hora e lugar pela serpente venenosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário