domingo, 15 de março de 2009

Uma visita ao Santíssimo Sacramento

Depois de um dia de trabalho no Hospital, resolvi alterar a rotina do habitual fim de tarde numa esplanada e fui visitar Nosso Senhor à capela da Adoração ao Santíssimo Sacramento. Um espaço pequenino, onde só há lugar para dois ou três bancos e uma mesa com livros de orações. Ao fundo o altar simples, acima do qual sobressaía o Sacrário. Ali estava Nosso Senhor, o próprio Deus tão perfeitamente real como no Céu. Após a genuflexão diante de tão Real Presença, ajoelhei-me e rezei o Acto de Contrição, seguido da oração que o Anjo ensinou aos Pastorinhos, em Fátima.

Rezei pelo Santo Padre, pelos Bispos e Sacerdotes. Pelos seminaristas, para que não sejam formados bons padres, mas padres santos.

Rezei pelos meus inúmeros pecados, pelos pecadores e em desagravo das ofensas.

Confiei estes país a Nosso Senhor, lembrando-O que a Sua Mãe Santa é nossa Rainha.

Rezei pelas almas do Purgatório, em especial por aquelas que não têm quem se lembre e reze por elas.

Rezei pelos doentes que tenho ao meu cuidado, pelos que estão na fase agónica e pelas suas famílias. Pedi a protecção da Santíssima Virgem para esta fase final da vida. Lembrei-me muito em especial de um marido que connosco hoje desabafou e não percebe como Deus permitiu que a esposa tenha ficado em coma há dois anos... Um senhor que mantém a esperança de um milagre. Falei muito a Nosso Senhor deste marido.

Apetecia-me pedir muitas mais coisas a Jesus ali presente, tão real como há 2000 anos na Terra e como se encontra no Céu, em Corpo, Alma e Divindade.

Mas achei que já estava a abusar...

Fiquei então em silêncio, apenas a olhar o Sacrário. Abri o livrinho que levava comigo e rezei a oração na página que ele se abriu e que passo a transcrever:

Ó meu Jesus, eu Vos adoro em todo o lugar onde habitais sacramentado; Faço-Vos companhia pelos que Vos desprezam; amo-Vos pelos que não Vos amam; desagravo-Vos pelos que Vos ofendem.

Depois de invocar a benção de Deus, levantei-me, genuflecti novamente e saí para a habitual esplanada, já no declínio do dia...
Diz-nos São João Bosco:
"Quereis que o Senhor vos dê muitas graças?
Visitai-o muitas vezes.
Quereis que Ele vos dê poucas graças?
Visitai-o poucas vezes.
Quereis que o demónio vos assalte?
Visitai raramente a Jesus Sacramentado.
Quereis que o demónio fuja de vós?
Visitai a Jesus muitas vezes.
Quereis vencer o demónio?
Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus.
Quereis ser vencidos?
Deixai de visitar a Jesus.
Meu caros, a visita é um meio muito necessário para vencer o demónio. Portanto, ide frequentemente visitar Jesus, e o demónio não terá vitória contra vós."

Oração para Adoração ao Santíssimo: Adoro-Te, devote!

(Composta por São Tomas de Aquino, a pedido do papa Urbano IV, em 1263)

"Eu vos adoro devotamente, ó Divindade escondida, que verdadeiramente Se oculta sob estas aparências, a Vós, meu coração submete-se todo inteiro, porque, vos contemplando, tudo desfalece.

A vista, o tacto, o gosto falham com relação a Vós mas, somente em Vos ouvir em tudo creio. Creio em tudo aquilo que disse o Filho de Deus, nada mais verdadeiro que esta Palavra de Verdade.

Na Cruz, estava oculta somente a Vossa Divindade, mas aqui, oculta-se também a Vossa Humanidade. Eu, contudo, crendo e professando ambas, peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.

Não vejo, como Tomé, as Vossas chagas, entretanto, vos confesso meu Senhor e meu Deus. Faça que eu sempre creia mais em Vós, em Vós esperar e Vos amar.

Ó memorial da morte do Senhor, Pão vivo que dá vida aos homens, fazei que minha alma viva de Vós, e que a ela seja sempre doce este saber.

Senhor Jesus, bondoso pelicano, lavai-me, eu que sou imundo, em Vosso sangue, pois uma única gota faz salvar todo o mundo e apagar todo pecado.

Ó Jesus, que velado agora vejo, peço que se realize aquilo que tanto desejo: Que eu veja claramente Vossa face revelada; que eu seja feliz contemplando a Vossa glória.

Amén. "

2 comentários:

  1. Parabéns pelas oracões e pelos exemplos ao Santíssimo Sacramento.

    ResponderEliminar
  2. Quem dera que pudesse mais vezes ir às missas tridentinas,infelizmente só posso assistir uma vez por mês,não está acessivel.

    ResponderEliminar