domingo, 24 de janeiro de 2010

Homem e mulher, Deus os criou.

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Então Deus os abençoou e disse-lhes: Crescei e multiplicai-vos; enchei e dominai a Terra".
(Génesis 1:26-28)


"O Projecto de Lei, recentemente votado na Assembleia da República, em ordem a reconhecer que uniões entre pessoas do mesmo sexo são casamento e fundam uma família, altera a dignidade da família natural, levará ao enfraquecimento da sua auto-estima, e contribuirá para o enfraquecimento da comunidade familiar.

A Igreja nunca aceitará a equivalência ao casamento das uniões entre pessoas do mesmo sexo, seja qual for o enquadramento legal que, porventura, lhe venha a ser dado. Esta circunstância levar-nos-á a um empenhamento renovado no apoio aos casais, valorizando a complementaridade e a estabilidade dos esposos, em ordem à fidelidade e à harmonia, hoje, tantas vezes ameaçadas pela cultura ambiente, que veicula a provisoriedade de tudo e a dimensão consumista do próprio amor.

A comunhão entre os esposos é bela, mas não é fácil. Os católicos sabem que a fidelidade e a profundidade do seu amor só é possível com a força de Deus, garantida no sacramento do matrimónio. E nunca permitiremos em nenhuma expressão da nossa acção com famílias, que as uniões de pessoas do mesmo sexo toldem a beleza e a verdade dos autênticos casamentos."

(Cardeal D. José Policarpo, na homilia proferida na Solenidade de São Vicente, Padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa, na Sé Patriarcal a 22 de Janeiro de 2010).

__________________________________

"A Igreja ensina que o respeito para com as pessoas homossexuais não pode levar, de modo nenhum, à aprovação do comportamento homossexual ou ao reconhecimento legal das uniões homossexuais."

(Cardeal Joseph Ratzinger, actual Papa Bento XVI, enquanto Perfeito da Congregação para a Doutrina da Fé, no documento CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PROJECTOS DE RECONHECIMENTO LEGAL DAS UNIÕES ENTRE PESSOAS HOMOSSEXUAIS).

___________________________________________

"As criaturas diferem-se uma das outras e podem ser protegidas, ou colocadas em perigo, de formas distintas, como sabemos a partir da experiência diária. Um ataque desse tipo vem de leis ou propostas que, em nome da luta contra a discriminação, atingem a base biológica da diferença entre os sexos.

A liberdade não pode ser absoluta, pois o homem não é Deus, mas a imagem de Deus, a criação de Deus. Para o homem, o caminho a ser tomado não pode ser determinado pelo capricho ou pela teimosia, mas precisa corresponder à estrutura desejada pelo Criador".

(Papa Bento XVI, na audiência com diplomatas, a 11 de Janeiro de 2010, no Vaticano).

____________________________________________

Santa Maria, Rainha das Famílias, rogai por nós!

10 comentários:

  1. Eles podiam ao menos sugerir um outro nome à união entre paneleiros (perdoem-me os mais sensíveis que cá vierem ler isso...), pois a palavra casamento é demasiado forte e não aplicável... mas pronto, apesar de ser contra esse tipo de união, por motivos óbvios, eles, os gays, que se casem à vontade... o problema não é nosso mas sim deles. Cada qual há-de ter aquilo que merece...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Amigo FireHead! Bem vindo :)

    Apenas um pequeno reparo... Agradecia que não utilizasses, tu ou qualquer outra pessoa, termos depreciativos em relação aos homossexuais, como o termo "paneleiro". Apesar de para alguns ser gay é "estar na moda", outros não têm culpa alguma da orientação sexual que têm.

    Sou contra ou erro de lhe chamarem "casamento", sim. Sou contra a que o Estado reconheça oficial e publicamente uma união deste género como "casamento". Mas não podemos ser contra AS PESSOAS homossexuais, que merecem todo o respeito.

    Mais uma vez, repito que termos depreciativos como "paneleiros", não serão tolerados netes espaço.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Eu não lhe chamaria orientação sexual ou opção, pois não se trata duma escolha. Para mim é pura e simplesmente um desvio. Podem contradizer-me dizendo que isso por acaso até é uma coisa natural, mas também a pedofilia ou o incesto o são.
    Seja como for, sou adepto da liberdade e acredito que cada qual tem o que merece.

    ResponderEliminar
  4. Firehead... É mesmo Catolico? E a usar um termo nada feliz sobre os homossexuais? Paneleiro? Lol... Parece-me que esta a caminhar a caminho do Inferno criado pelo Deus cruel Catolico...

    Esse Deus ate dá provas a uns e a outros não, como e o caso da homossexualidade... Enfim...

    Esse Deus é mesmo ignorante e burro ah e atrasado mental... E logo a seguir vens tu, com essas palavras porcas em relação aos homossexuais...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo:

    Assim como não tolero que desrespeitem as pessoas homossexuais com termos menos próprios, muio menos tolerarei ofensa ao Santíssimo, Deus único e verdadeiro. Não acreditas, tenho pena, mas o problema (quando já explicado e elucidado sobre o ero em que estás) é unicamente teu.

    Discussões entre crentes e não crentes saõ bem vindas, desde que de ambas as partes haja respeito e uma conversa inteigente e educada. Por isso agradeço que moderes a linguagem quando abres a boca (ou mexes o dedos, neste caso) para falar no nome de Deus, mesmo não acreditando. De contrário, não publicarei mais nenhum comentário teu.

    Amigo FireHead:

    Sim, a homossexualidade é um desvio e, muitas vezes, nasce com a pessoa. Esse desvio não devera comparado ser com a pedofilia, a meu ver...

    Nem a coisa nem outra são naturais. No entanto, na pedofilia, há uma pessoa preversa que abusa e um criança inocente, por isso é considerado crime (e espero que assim seja para sempre!).

    Na homossexualidade, penso que concordas que ninguém deve ser preso por praticar actos homossexuais. Dois (ou duas) homossexuais são "livres" para terem uma relação sema isso serem forçado(a)s. Assim é com o "casamento" gay. Duas pessoas do mesmo sexo, maiores e vacinadas, escolhem (ainda que errdamente e contra toda a natureza humana) terem uma vida juntas. Esta é a diferença.

    São as duas coisas um desvio? São. Uma preversão? Certamente.

    Mas devem ser analisadas e vistas da mesma maneira? Não.

    Pedofilia é crime, exige castigo severo para o pedófilo.

    Homossexuais não devem ser julgados segundo este critério. É errado, lamentável e triste que o Estado reconheça as suas uniões como um "casamento".

    Mas nada justifica sentimentos de desprezo ou ódio para como s homossexuais...muio menos uma omparação com a pedofilia...

    Um abraço! :)

    ResponderEliminar
  6. Carissimo João, que eu conheço tão bem. Belo regazzo, enfermeiro, com uma vida social bastante agitada, por vezes até doentia.

    Gostaria muito de te ver a postar tambem algumas coisas menos boas sobre a Religião Catolica. Ou serás tão hipocrita a fim de só mostrares aos outros aquilo te covem devido á bela lavagem cerebal, que te fez ser um crente tão fanático da Religião Catolica?

    Sei que sabes, mas não o queres mostrar, sei o que isso é. Mas, infelizmente a suposta moral da Igreja por vezes tem desvios alucinantes e incompreensiveis, onde o amor ao proximo não esta presente, (podemos observar isso nas temerosas palavras proferidas pelo carissimo Fire Head).

    Os falsos moralismos abundam. O que é uma pena, pois, o caminho do bem afastasse num âpice, e aquilo que ensinam, como sendo o destino dos impios, é o vosso destino.

    Paz, bem e harmonia...

    Catarina Milherves

    ResponderEliminar
  7. O que eu me ri ao ler os comentários dos anónimos (ainda que o segundo afinal é uma mulher, por sinal com um nome bonito) acerca da minha pessoa.
    Sim, sou católico. Mas eu também tenho a minha cabeça, penso por mim. Para o Inferno, eu? A julgar pelo que ambos escrevemos, primeiro anónimo (serás o mesmo que doutra vez deixou neste blog algumas postas de pescadas típicas de mentecaptos), creio que tu o mereces mais que eu.
    Caríssima Catarina, folgo-me em ver tamanha moral. Nós, os católicos, também somos humanos ou será que os humanos são os não católicos? Nós também pecamos. Se calhar para pessoas como você, os católicos só são católicos se fizerem o que apregoa a religião. O que você acha ou deixa de achar acerca de mim ou de nós felizmente passa-me ao lado...
    Quanto às hipocrisias e às lavagens cerebrais, se calhar isso só acontece mesmo entre os católicos... pois... e as paredes são sempre boas para umas valentes cabeçadas.

    Paz, bem e harmonia.

    ResponderEliminar
  8. João,

    Claro que não vejo a homossexualidade como um crime. Por mim quantos mais eles forem, melhor: menos concorrência. Desde, claro, que não me chateiem...
    Só me preocupo com os que merecem. Quanto aos demais, cada qual sabe de si.

    ResponderEliminar
  9. Fire Head, para alem de mentecapto é Ironico e Gozão. Uiiii... Acho que não há nenhum deus que o salve. Desculpe informá-lo de tal.

    A Igreja Catolica anda a precisar de levar umas arrochadas, alias não é a Igreja, mas as pessoas. Pois são as pessoas que fazem a Igreja.

    "Na Cova dos Leões"... É o titulo do livro maravilhosos que estou a ler.

    Paz, bem e harmonia.

    Catarina Milherves.

    ResponderEliminar
  10. Prezada Catarina,

    Ainda bem que é isso que você pensa de mim. Não faz mal. Certamente que nenhum deus me salvará, pois não acredito em deuses. Espero é que você possa ser salva, duma maneira ou doutra.
    Concordo. As pessoas é que precisam de levar umas arrochadas. Eu diria mesmo umas valentes arrochadas. Mas todas sem excepção.

    Alegrias e saudações.

    ResponderEliminar