segunda-feira, 22 de agosto de 2011

* VIRGEM SANTA MARIA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA *


22 DE AGOSTO

Rainha, mais que todas as rainhas,
Junto de Deus, no trono das alturas,
Maravilhosa flor das Ladainhas,
Virgem das virgens, entre as virgens puras;

Nenhuma obra mais perfeita e bela
Saiu das mãos de Deus, como saístes,
Tendo a brilhar nos olhos uma estrela,
Sempre a sorrir à dor dos olhos tristes.

Trazeis na fronte o místico diadema
De Mãe de Cristo, que Vos escolheu
Para serdes na terra o Seu Poema
E para todos nós a luz do Céu.

Nenhuma glória a Vossa glória iguala
E só o Vosso manto nos protege.
Sois a voz da ternura que nos fala
E o ceptro de bondade que nos rege.

Honra ao Pai de quem sois a Bem-Amada.
Honra ao Filho e ao Paráclito Divino.
E a Vós todo o louvor de quem Vos brada
Em cada prece transformada em hino.


* * *
"Durante a Sua vida mortal, [Maria] saboreava antecipadamente as primícias do reino futuro, ora elevando-Se até Deus em sublime exaltação de espírito, ora descendo ao cuidado do próximo com imensa caridade. Lá do Céu era assistida pelos Anjos; cá na terra era venerada e honrada pelos homens. Lá do Céu, Gabriel e os Anjos prestavam-Lhe assistência; na terra, João sentia-se feliz por lhe ter sido confiada pelo Senhor, suspenso da cruz, a Virgem Mãe e, juntamente com os Apóstolos, a tomava a seu cuidado. Os Anjos alegravam-se por contemplar a sua Rainha; os homens por ver a sua Senhora; e uns e outros A honravam com sentimentos de piedosa devoção.

Situada na altíssima fortaleza das virtudes e enriquecida com o mar inesgotável dos carismas divinos, Ela derramava em abundância sobre o povo crente e sequioso a torrente das Suas graças, que superavam as de todas as outras criaturas. Dava saúde aos corpos e remédio às almas e podia ressuscitar da morte corporal e espiritual. Quem alguma vez se afastou d’Ela doente ou triste ou sem o conforto dos mistérios celestes? Quem não voltou contente e alegre para sua casa, depois de ter alcançado de Maria, Mãe do Senhor, o que desejava?

Enriquecida de bens superabundantes, a Esposa, a Mãe do único Esposo, suave e agradável, cheia de delícias, como uma fonte dos jardins espirituais, como uma nascente de águas vivas e vivificantes que brotam torrencialmente do Líbano divino, desde o monte Sião até às nações estrangeiras em redor, para toda a parte fazia derivar rios de paz e torrentes de graça celeste.

Por isso, quando a Virgem das virgens era elevada ao Céu por Aquele que era o Seu Deus e o Seu Filho, o Rei dos reis, por entre a exultação dos Anjos, a alegria dos Arcanjos e a aclamação de todos os bem aventurados, então se cumpria a profecia do Salmista que diz ao Senhor: À Vossa direita está a Rainha, revestida com manto de ouro, resplandecente de beleza." (Salmo 44, 10)


Sem comentários:

Enviar um comentário