terça-feira, 31 de maio de 2011

* Feliz és tu, porque acreditaste! *


31 DE MAIO - VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».


* * *
O texto de S. Lucas sublinha, também, que as palavras de Isabel foram inspiradas pelo Espírito Santo. Quer isto dizer, que o mesmo Espírito que desceu sobre a Virgem no momento da Anunciação é também a fonte de onde provém a alegria das palavras de Isabel, que proclamam Maria bendita entre todas as mulheres.

É, pois, pela força do Espírito que as grandes coisas que Deus realizou na humildade da Sua serva (Lc 1,48), na intimidade da casa de Nazaré, se tornam conhecidas por todas as gerações. Portanto, Isabel não fala como uma pessoa individual, mas representa a voz da primeira comunidade cristã que venera a Mãe do Senhor, não apenas pela Sua maternidade irrepetível, mas também pela Sua fé exemplar. Na expressão «feliz és tu porque acreditaste» encontra-se a chave que abre o acesso à realidade íntima de Maria, Aquela que foi saudada pelo Anjo como «cheia de graça» (Lc 1,28).

Foi mediante a fé que Ela se entregou, sem reservas nem hesitações, à pessoa e à obra do Seu Filho. E este Filho, como ensinam os Padres da Igreja, concebeu-O na mente, antes de O conceber no seio; precisamente mediante a fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário