segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O Rosário - Destruidor das heresias


"As orações do Rosário, só por si mesmas e por serem próprias da Religião Católica, são uma confissão geral da verdadeira fé, com que também geralmente se confundem, refutam e degolam todas as seitas e heresias contrárias. 

Onde não há verdade não pode haver devoção. A devoção do Rosário excede facilmente todas as devoções, porque não só é solidamente verdadeira, mas destruidora de todos os erros.

Primeiramente no número e fundamento dos quinze mistérios, é muito digno de reparo que os primeiros treze sejam todos tirados do Evangelho, e os dois últimos mistérios, que são os da Assunção da Virgem, Senhora nossa, e os de Sua Coroação no trono da glória, não constam dos Evangelhos, nem de outra Escritura Sagrada, senão somente por tradição dos apóstolos e da Igreja.

Assim era necessário para a inteira e completa confissão da fé e detestação das heresias. Os hereges modernos negam a fé das tradições, e dizem que só se há de crer o que se lê nas Escrituras Sagradas.

 E como as verdades que cremos tanta autoridade têm pela Escritura como pela tradição, por isso os mistérios do Rosário se compuseram de umas e outras, condenando nesta católica composição a ímpia doutrina protestante de Lutero e dos seus quatro evangelistas, tão falsos como ele.

Defendamos a Fé, com o Rosário na boca, no coração e nas mãos, e com esta pública confissão da fé católica confundiremos e destruiremos as heresias passadas e as presentes, assim como a Virgem Santíssima destruiu e confundiu as presentes e as futuras.

Devemos nós trazer em público o Rosário, porque só ele basta para confissão da fé católica que professamos.

Que não faltemos jamais no santo exercício do Rosário, oferecendo-o a Deus e a Sua Santíssima Mãe, não só como tributo da nossa devoção e piedade, mas como afirmação pública da nossa fé."

Sem comentários:

Enviar um comentário