sexta-feira, 27 de julho de 2012

Menino Jesus de Praga




"Quanto mais Me honrardes, mais Eu vos favorecerei."

*  *  *

Senhor Jesus, nós Vos contemplamos Menino
e acreditamos que sois o Filho de Deus,
feito homem pelo poder do Espírito Santo
no seio da Virgem Maria.

Como em Belém, também nós,
com Maria, José, os Anjos e os pastores,
Vos adoramos e Vos reconhecemos
como nosso único Salvador.

Vós fizestes-Vos pobre
para enriquecer-nos com a Vossa pobreza;
fazei que nunca esqueçamos
os pobres e todos aqueles que sofrem.

Protegei as nossas famílias.
Abençoai as crianças do mundo inteiro;
Fazei que entre nós reine sempre o amor
que nos oferecestes
e que torna a vida mais feliz.

Ó Jesus, fazei que todos conheçam
a verdade do Vosso Nascimento
para que todos saibam
que viestes trazer à humanidade inteira
a luz, a alegria e a paz.

Vós que sois Deus,
e viveis e reinais com o Pai,
na unidade do Espírito Santo,
pelos séculos dos séculos.
Amén.

(Oração do Papa Bento XVI ao Menino Jesus de Praga)


2 comentários:

  1. Há um só mediador entre Deus e os homens.(Tim 2,5 e 6)... Eu sou o SENHOR e não há outro, fora de mim não há Deus...Envergonhar-se-ão e também se confundirão todos cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens...(Isaías 45)

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  2. O rigorismo indica que está proibido FAZER IMAGENS, e PRESTAR-LHES CULTO. Isto implica considerar DUAS partes: fazer imagens E o culto de adoração prestado a elas.

    Sobre o culto de Dulia (como se presta aos anjos e aos santos), o testemunho mais antigo data de 156 D.C., no Martyrium Policarpi, onde o autor diz: "A este (Cristo), o adoramos por ser o Filho de Deus; e aos mártires os amamos com razão como discípulos e imitadores do Senhor, pela sua adesão exímia ao seu rei e mestre" (17, 3).

    Isto seria redundante se não se desse aos mártires um tipo de culto DISTINTO ao que se dava a Cristo, porque tal explicação seria desnecessária em caso contrário.

    As imagens católicas têm sempre a função de louvar a Deus, seja directamente, seja pelas Suas obras ou pelas Suas criaturas, mesmo no caso de uma criatura tão especial quanto Maria Santíssima. Mesmo à mais Imaculada e perfeita das criaturas, concebida sem pecado, mesmo a Ela se deve o culto especial de Hiperdulia e não de adoração.

    A Igreja não ensina, e jamais ensinou ninguém a adorar a Sempre Virgem Maria, os santos ou suas imagens, mas que através delas, as VENEREMOS e possamos olhar para os seus exemplos e ensinamentos e confiemos na sua intercessão junto de Jesus Cristo, a quem é devida adoração, honra e louvor.

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