sábado, 28 de fevereiro de 2009

Rezemos por Bento XVI

"Tu es Petrus et super hanc petram ædificabo ecclesiam meam et portæ inferi non prævalebunt adversus eam. Et tibi dabo claves regni cælorum." (Matthaeum 16, 18-19).

Foi com estas palavras que Jesus Cristo confiou a Simão Pedro a Sua Igreja. Nos dias de hoje, com estas mesmas palavras, Ele confia o leme da Igreja ao Santo Padre Bento XVI, sucessor legítimo do Apóstolo São Pedro.

O Santo Padre Bento XVI, gloriosamente reinante, não tem tido um pontificado facilitado. Desde líderes judeus (os eternos inconsoláveis da humanidade), muçulmanos, teólogos que se denominam católicos, "fiéis" católicos e até Bispos e Cardeais, muitos são os que publicamente contestam e criticam as decisões, posturas, palavras e discursos do Sumo Pontífice. No que respeita aos judeus, muçulmanos, hindus, ou budistas, penso que pouco eco deverão ter as críticas, uma vez que, se não reconhecem a Religião Católica como a única e verdadeira Religião e a única Igreja de Cristo, fora da qual ninguém se salva, nem se deviam preocupar em opinar sobre certos e determinados assuntos internos da Igreja. Falo destes, já que em outros assuntos sociais e de interesse mundial têm o mesmo direito de opinião, tal como a Igreja Católica.

Já com os outros, bem, com os outros a situação é preocupante na medida em que são ataques vindos de dentro da própia Igreja. E esses são os que fazem mais estragos. Um míssil aéreo que atinja uma nau, poderá atingir apenas o casco, fazer alguns danos, mas nunca tão profundos como a explosão de uma bomba no interior da nau. Infelizmente, as críticas ao Santo Padre tornam-se mais fortes no interior da barca de Pedro. Esses sim, fazendo grandes estragos e lançando o escândalo e a confusão entre os fiéis.

Há já críticas, vindas de dentro, de um pontificado autoritário, centrado no Papa e nada democrático. A elas respondo: Deo gratias! Seja autoritário (o mundo é averso ao autoritarismo. Todos querem mandar. Já ninguém sabe obedecer), centrado na pessoa que Deus escolheu para governar a Sua Igreja e nada democrático, onde o povo seria rei, todos mandariam e ninguém se entenderia. E, consequentemente, o relativismo iria infiltrar-se (ainda mais desastrosamente) na Igreja.
São estes "católicos" que não são quentes nem frios e a quem a Verdade pouco importa (ou talvez incomode!) que instalam a confusão, o erro e a divisão. De tão "ecuménicos" que querem ser, levam a uma profunda divisão na Igreja e, em algus casos, manifestam-se directa e publicamente contra o Papa. Sempre disse que tolerava mais um ateu ou um não-católico convicto do que um católico morno.

Ao quarto ano de reinado, torna-se cada vez mais claro o porquê de, no início do seu pontificado, o Santo Padre pedir a todos os fiéis para que rezassem por ele, para que não tenha medo e não fuja diante dos lobos.
E cada vez mais esses lobos se fazem ouvir... Uivando cada vez mais alto...

Rezemos pelo Papa:

Ó Jesus cabeça invisível da Santa Igreja, que a fundastes sobre uma firme pedra, e prometestes que as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela, conservai, fortificai e guiai aquele que lhe destes por cabeça visível. Fazei que ele seja o modelo do vosso rebanho, assim como é o seu pastor. Seja ele o primeiro por sua santidade, doutrina e paciência, assim como o é por sua dignidade; seja ele o digno Vigário de vossa Caridade, assim como o é da vossa Autoridade.

Inspirai-lhe um zelo ardente de vossa glória, da salvação das almas e da santa religião. Dai-lhe coragem invencível para combater os inimigos de vosso Santo Nome, e uma firmeza inabalável, para se opor aos estragos do erro e da impiedade. Dai-lhe a plenitude do vosso espírito, para conduzir a barca agitada de vossa Santa Igreja através dos escolhos que a cercam.

Consolai o seu coração aflito, sustentai sua alma abatida, fazei voltarem suas ovelhas desgarradas. Ajudai-o a levar o peso de sua alta dignidade e de todos os trabalhos que a acompanham. Dignai-Vos, ó meu Deus, escutar benigno os votos que Vos dirigimos por ele, e concedei-lhe longos anos, para aumentar a vossa glória e o triunfo da vossa Santa Religião.

V. Oremos pelo nosso Sumo Pontífice Bento XVI;
R. O Senhor o conserve, vivifique e beatifique na terra, e não o entregue nas mãos dos seus inimigos. Amém.

Pater noster, qui es in caelis,Sanctificétur nomen tuum,Advéniat regnum tuum,Fiat volúntas tua,sicut in caelo, et in terra. Panem nostrum quotidiánum da nobis hódie.Et dimítte nobis débita nostra,sicut et nos dimíttimus debitóribus nostris. Et ne nos indúcas in tentatiónem. Sed líbera nos a malo. Amen.

Ave María, grátia plena,Dóminus tecum,benedícta tu in muliéribus,et benedíctus fructus ventris tui Jesus. Sancta María, Mater Dei,ora pro nobis peccatóribus,nunc et in hora mortis nostrae. Amen.

Gloria Patri et Fílio et Spirítui Sancto. Sicut erat in princípio et nunc et semper. Et in sáecula saeculórum. Amen.

Jesus, Nosso Senhor, cobri com a protecção do vosso divino Coração o nosso Santíssimo Padre Bento XVI e sede a sua luz, a sua força e o seu consolo.

2 comentários:

  1. Viva o Papa! Era o grito de S.João Bosco. Viva o Papa! Concordo plenamente com Ele. Viva o Papa!

    ResponderEliminar
  2. Viva Bento XVI, por sua coragem!

    Viva a Igreja de Cristo!

    ResponderEliminar