quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Um início...

Com esta Quarta-Feira de Cinzas, dá-se início à Quaresma, tempo de santificação e penitência. O mundo exalta o conforto, o bem-estar material, a satisfação, o luxo, os divertimentos exagerados e indevidos. Consequentemente, este mundo é alérgico ao sacrifício, à oração, à penitência, à noção de pecado e até à simples ideia de Deus. Palavras quase proibidas no mundo de hoje! Palavras que mostram a 'obscuridade, medo e tristeza' em que vivem os fiéis à Santa Igreja! Para combater esta ideia apenas verdadeira para os senhores do mundo, os católicos devem ser as testemunhas vivas de que a verdadeira alegria passa sobretudo pela relação íntima que se pode ter com o Criador.

Façamos nós o propósito de percorrermos esta Quaresma com verdadeiro espírito penitencial, reconciliando-nos com os outros e com Nosso Senhor. Pratiquemos a caridade. Rezemos mais devotamente. Aproveitemos este tempo maravilhoso que Ele nos dá a cada ano, a fim de podermos chegar à festa da Páscoa mais próximos da santidade, fim último planeado por Deus para cada homem.

Ao mesmo tempo que inicia este tempo santo, inicia-se a actividade deste blog. Sendo enfermeiro, teria de falar de saúde. Neste espaço, mais que a saúde do corpo, serão abordados variados assuntos que se relacionam com a saúde da alma...e não só. A nossa alma adoece frequentemente. Na Sua bondade, Nosso Senhor deixou-nos poderosos médicos para alma: os sacerdotes. Através deles, é o próprio Cristo que nos cura e nos liberta da maleita do pecado.

Digamos muitas vezes a Jesus "Senhor, se quiserdes podeis curar-me".

Que Maria, refúgio dos pecadores, interceda pela nossa conversão nesta Quaresma e que leve muitas almas ao confessionário frequentemente. Só ali, com um espírito verdadeiramente arrependido, o pecador terá cura para o seu mal. O confessionário é o lugar onde habita a esperança porque, a partir dali, todo o pecador, verdadeiramente humilhado e arrependido, sabe que poderá voltar a ter uma vida de íntima união com Deus e viver mais feliz, na verdadeira alegria cristã.

"Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o coração, pesa-me de Vos ofendido. Com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas, pela Vossa infinita misericórdia. Ámen." (Acto de Contrição).

3 comentários:

  1. O primeiro comentário deste blog é este:

    Grande João!

    Desejo-te muitos e bons textos em defesa da nossa sacrossanta religião.

    Sou tua fã!

    Magdália
    -------------------------------------------

    O segundo é o meu:

    Olá João!

    "Enfermeiro que tem dupla jornada: Cuida da saude do corpo de dia e da saude da Alma à noite!"

    Deus lhe pague por esta iniciativa. Nossa Senhora abençoe este blog.

    DFLD

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Teresa e DFLD pelo incentivo e pelas palavras:) De facto, ser enfermeiro também implica trabalhar em alguns dias à noite, mas da alma é preciso cuidar em todas as horas. A alma não dorme :)

    Um abraço para os dois!

    ResponderEliminar
  3. Desejo tudo do melhor para o futuro deste blog...

    ResponderEliminar