terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo

Sagrada Face de Nosso Senhor.

(Gravura - linhas do rosto e manchas de sangue - baseada nas características da imagem do Santo Sudário)

TERÇO DA SAGRADA FACE

5 vezes o Sinal da Cruz
em honra das 5 maiores chagas de Nosso Senhor.

Pai Nosso.

Avé Maria.

Glória ao Pai.

Nas contas grandes:

Pai Eterno, ofereço-Vos a Face adorável do Vosso Divino Filho para abrandar a cólera da Vossa Justiça, obter a santificação do clero, o perdão dos pecadores e o alívio das almas do Purgatório.

Nas contas pequenas:

Ó Sagrada Face de Jesus, compadecei-Vos de nós e do mundo inteiro.

No final:

3 Avé-Marias
em honra das Dores de Nossa Senhora.

Oração Final:

Face adorável de meu Jesus, meu único amor, minha luz e minha vida, fazei que veja somente a Vós, nada conheça fora de Vós, ame-Vos unicamente, e que, enfim, não viva a não ser conVosco, de Vós, por vós e para Vós. Assim seja. Amén.

Rezar um Glória ao Pai.

* * *
ORAÇÃO:

Ó Jesus, que na Vossa crudelíssima Paixão Vos tornastes "o opróbio dos homens e o homem das dores", eu adoro a Vossa Divina Face sobre a qual resplandecem a beleza e ternura da Divindade e que agora se tornou para mim como a face de um "leproso" (Is. 53,4).
Mas sob estes traços desfigurados reconheço o Vosso infinito amor e ardentemente desejo amar-Vos e fazer-Vos amar por todos os homens.

As lágrimas que com tanta abundância correram dos Vossos olhos, se me afiguram quais pérolas preciosas, que eu quisera recolher para, com seu valor infinito, resgatar as almas dos pobres pecadores.

Ó Jesus, a Vossa Face é a única beleza que encanta o meu coração, de boa mente quero renunciar na terra à doçura do Vosso olhar e ao inefável ósculo de Vossa boca divina, mas suplico-Vos, imprimi em meu coração Vossa Divina Imagem, e inflamai-me com Vosso amor, a fim de que possa um dia contemplar a Vossa Face gloriosa no Céu. Amén.

(Composta por Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face)

3 comentários:

  1. Não é por nada, mas eu pessoalmente não acredito que a imagem do Santo Sudário revele mesmo as feições da cara de Jesus...

    ResponderEliminar
  2. Olá Hugo!

    Eu até acredito...

    Seja como for, será uma imagem pelo menos aproximada de como ele foi.

    Independentemente disso, quem quer que esteja ali impresso, sofreu muito. O que nos faz pensar no quanto terá sofrido Cristo por nossa causa, cambada de mal-agradecidos!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Os testes do Carbono 14 e demais estudos indicam que o Santo Sudário é do tempo do Renascimento, o que mesmo assim não retira o carácter milagroso do mesmo. Até há quem diga que as feições são do Leonardo Da Vinci... Certo, certo, é que o Vaticano não tem nenhuma posição oficial acerca disso, o que logo à partida não obriga ninguém a acreditar na veracidade do Santo Sudário. E eu pessoalmente não acredito.
    Nós não sabemos de facto como é que Cristo era fisicamente, apenas temos uma ideia de como eram todos os judeus, ou seja, com barba e cabelo grande, e seguramente não era loiro de olhos azuis como Ele aparece em muitas imagens das igrejas ocidentais. Curiosamente, as primeiras imagens de Cristo eram a de um jovem imberbe, de estilo romano, sem barba e de cabelo curto. A imagem de Cristo que nós temos nos dias de hoje é a do Cristo Pantocrator - Cristo Todo Poderoso.
    A Bíblia não têm informações acerca disso da aparência dEle. Somente nos círculos apócrifos é que existem algumas referências. Aconselho-te a ler a carta de Publius Lentullus. Mesmo que aquilo seja ficção, sempre é um texto muito bonito acerca de Jesus.
    De resto, prefiro acreditar que Ele, sendo Deus, foi a perfeição em versão humana.

    ResponderEliminar