quinta-feira, 5 de maio de 2011

Virgem Maria, digno trono da Santíssima Trindade


A Virgem ultrapassa os Anjos na Sua intimidade com o Senhor.
O Arcanjo Gabriel reconhece esta superioridade, quando lhe dirige estas palavras: O Senhor é convosco, isto é, venero-vos e confesso que estais mais próxima de Deus do que eu mesmo estou. O Senhor está, efectivamente, convosco.

O Deus Pai está com Maria, pois Ele não se separa de maneira nenhuma do Seu Filho e Maria possui este Filho, como nenhuma outra criatura, até mesmo angélica. Deus mandou dizer a Maria, pelo Arcanjo Gabriel (Lc 1, 35) O Santo que de ti há-de nascer será chamado Filho de Deus.

O Deus Filho está com Maria, pois repousa em seu seio. Melhor do que a qualquer outra criatura, aplicam-se a Maria estas palavras de Isaías: (12, 6) Exulta e louva, casa de Sião, porque o Grande, o Santo de Israel está no meio de ti.

O Senhor não habita da mesma maneira com a Bem-Aventurada Virgem e com os Anjos. Deus está com Maria, como Seu Filho; com os Anjos, Deus habita como Senhor.

O Espírito Santo está em Maria, como num Seu Templo, onde opera. O Arcanjo anunciou: (Lc 1, 35) O Espírito Santo virá sobre ti. Assim, pois, Maria concebeu por efeito do Espírito Santo e nós chamamos a Maria «Templo do Senhor», «Santuário do Espírito Santo». (cf. liturgia das festas de Nossa Senhora).

Portanto, a Bem-aventurada Virgem goza de uma intimidade com Deus maior do que a criatura angélica.

Com Ela está o Deus Pai, o Deus Filho, o Deus Espírito Santo, a Santíssima Trindade inteira. Por isso canta a Igreja: «Sois digno trono de toda a Trindade».

É esta então a palavra mais nobre, a mais expressiva, como louvor, que podemos dirigir à Virgem.

1 comentário:

  1. Ouvi dizerem que se Nossa Senhora não fosse imaculada, quando o Espírito Santo descesse sobre ela para gerar Jesus, ela seria fulminada no ato. Isso tem alguma coerência teológica? Sempre achei que a ação do Espírito fosse suave e silenciosa - daí eu não ser carismático...

    ResponderEliminar