terça-feira, 13 de março de 2012

"De Maria nunquam satis"



"Quando eu era jovem teólogo, antes e até mesmo durante as sessões do Concílio, como aconteceu e como acontecerá a muitos, eu alimentava uma certa reserva sobre algumas fórmulas antigas como, por exemplo, a famosa De Maria nunquam satis'Sobre Maria jamais se dirá o bastante'. Esta parecia-me exagerada. 

Encontrava dificuldade, igualmente, em compreender o verdadeiro sentido de uma outra expressão bastante famosa, difundida e repetida na Igreja desde os primeiros séculos, quando, após um debate memorável, o Concílio de Éfeso, do ano 431, proclamara Nossa Senhora como Maria Theotokos, que quer dizer Maria, Mãe de Deus, expressão esta que enfatiza que Maria é 'vitoriosa contra todas as heresias'.

Somente agora – neste período de confusão em que multiplicados desvios heréticos parecem vir bater à porta da Fé autêntica -, passei a entender que não se tratava de um exagero cantado pelos devotos de Maria, mas de verdades mais do que válidas".

Cardeal Joseph Ratzinger, actual Papa Bento XVI – Entretiens sur la Foi, Vittorio Messori – Fayard 1985.

1 comentário:

  1. Inspirada pelos seus apelos de oração e sacrificio tambem fiz um post com esse tema: http://temaspolemicosigreja.blogspot.com/2012/03/consolemos-nossa-mae.html

    ResponderEliminar