quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial do Doente


"Levanta-te e vai. A tua fé te salvou!" (Lc 17,19) 

11 de Fevereiro de 2012

(Clicar aqui para ler a mensagem na íntegra)

Queridos irmãos e irmãs,  

Por ocasião do Dia Mundial do Doente, que celebraremos no próximo dia 11 de Fevereiro de 2012, memória da Bem-Aventurada Virgem de Lourdes, desejo renovar a minha proximidade espiritual a todos os enfermos que se encontram nos locais de reabilitação e aos que são acolhidos nas famílias, exprimindo a cada um a solicitude e afecto de toda a Igreja.

(...)

Quem, no próprio sofrimento e doença invoca o Senhor, pode estar certo que o Seu Amor não nos abandona nunca, e que também o amor da Igreja, prolongamento no tempo da sua obra salvífica, não deixa de ser manifestado. A cura física, expressão da salvação mais profunda, revela assim a importância que o homem na sua integralidade de alma e corpo representa para Deus.

(...)

O binómio entre saúde física e renovação das dilacerações da alma ajuda-nos a compreender melhor os Sacramentos da Cura. 

O  Sacramento da Penitência já esteve por diversas vezes no centro das reflexões dos Padres da Igreja, exactamente por causa da grande importância no caminho da vida cristã, a partir do momento que todo o valor da Penitencia consiste no restituir-nos a graça de Deus, unindo-nos a Ele em íntima e grande amizade (Catecismo da Igreja Católica, 1468).

Jesus, na Sua vida, anuncia e torna presente a misericórdia do Pai. Ele veio não para condenar, mas para perdoar e salvar, para dar esperança também na escuridão mais profunda do sofrimento e do pecado, para doar a vida eterna; assim no Sacramento da Penitência, no remédio da confissão, a experiência do pecado não degenera em desespero, mas encontra o Amor que perdoa e transforma. (João Paulo II, na Exortação Apost. Pós Sinodal reconciliação e Penitência, 31)

(...)

Na Unção dos Doentes, acompanhada pela oração dos presbíteros, toda a Igreja recomenda os doentes ao Senhor sofredor e glorificado, a fim que alivie suas penas e os salve, e ainda os exorta a unirem-se espiritualmente à Paixão e à Morte de Cristo, para contribuir para o bem da Santa Igreja.

(...)

Naquele momento da existência [o aproximar da morte] ressoam em modo ainda mais incisivo as palavras do Senhor: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6,54). A Eucaristia, de facto, sobretudo como viático é, segundo a definição de Santo Inácio de Antioquia, remédio de imortalidade, antídoto contra a morte, sacramento da passagem da morte para a vida, deste mundo ao Pai, que a todos espera na Jerusalém celeste.

(...)

A Maria, Mãe de Misericórdia e Saúde dos Enfermos, elevamos o nosso olhar confiante e a nossa oração à Sua materna compaixão, vivida ao lado do Filho que morria na cruz, para que acompanhe e sustente a fé e a esperança de cada pessoa doente e sofrida no caminho da cura das feridas do corpo e do Espirito.

A todos asseguro a minha recordação na oração, enquanto dirijo a cada um uma especial benção apostólica.

Bento, P.P. XVI 


Sem comentários:

Enviar um comentário