sábado, 12 de setembro de 2009

Exaltação da Santa Cruz

"Toda a nossa glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
N’Ele está a nossa salvação, vida e ressurreição.
Por Ele fomos salvos e livres." (Gal 6, 14)

"Quando Eu for levantado da terra, então atrairei todos a Mim." (Jo 12:20-33)

A Igreja celebra, a 14 de Setembro, a festa da Exaltação da Santa Cruz. Juntamente com o Crucificado somos elevados para o alto, para que, deixando a terra do pecado, alcancemos os bens celestes. Tão grande é o valor da cruz, que quem a possui, possui um tesouro. E chamo-a justamente tesouro, porque é na verdade, de nome e de facto, o mais precioso de todos os bens.

Foi na Cruz que Jesus Cristo ofereceu ao Pai o Seu Sacrifício, em expiação dos pecados de todos os homens. Por isso, é justo que veneremos o sinal e o instrumento da nossa libertação. Objecto de desprezo, patíbulo de infâmia, até ao momento em que Jesus "obediente até à morte," e morte de cruz, sendo nela suspenso. "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos." (1 Cor 1:23)

A Cruz tornou-se, desde então, motivo de glória, pólo de atracção para todos os homens. Ao celebrarmos esta festa, nós queremos proclamar que é da cruz, "sinal do amor universal de Deus, fonte de toda a graça" (N.A., 4) que deriva toda a vida de Igreja. Queremos também manifestar o nosso desejo de colaborar com Cristo na salvação dos homens, aceitando a Cruz, que a carne e o mundo fizeram pesar sobre nós (G.S. 38).

Na cruz está a plenitude da nossa salvação e por ela regressamos à dignidade original.
Com efeito, sem a cruz, Cristo não teria sido crucificado. Sem a cruz, a Vida não teria sido cravada no madeiro. E se a Vida não tivesse sido crucificada, não teriam brotado do seu lado aquelas fontes de imortalidade, o sangue e a água, que purificam o mundo; não teria sido rasgada a sentença de condenação escrita pelo nosso pecado, não teríamos alcançado a liberdade, não poderíamos saborear o fruto da árvore da vida, não estaria aberto para nós o Paraíso. Sem a cruz, não teria sido vencida a morte, nem espoliado o Inferno.

Verdadeiramente grande e preciosa realidade é a santa cruz! Grande, porque é a origem de bens inumeráveis, tanto mais excelentes quanto maior é o mérito que lhes advém dos milagres e dos sofrimentos de Cristo. Preciosa, porque a cruz é simultaneamente o patíbulo e o troféu de Deus: o patíbulo, porque nela sofreu a morte voluntariamente; e o troféu, porque nela foi mortalmente ferido o Demónio, e com ele foi vencida a morte. E deste modo, destruídas as portas do inferno, a cruz converteu se em fonte de salvação para todo o mundo.

A Cruz é a glória de Cristo e a exaltação de Cristo. A Cruz é o cálice precioso da paixão de Cristo, é a síntese de tudo quanto Ele sofreu por nós.
Fonte: adaptado de http://alexandrinabalasar.free.fr/cruz_gloriosa.htm
"Glorifica-me, ó Pai, com a glória que tinha junto de Ti, antes de o mundo existir."

+

Ave Crux, Spes Unica!

4 comentários:

  1. Cruz essa que todos nós carregamos, cada qual a sua, às costas, embora nem sempre seja fácil... mas também a vida não é fácil. Se queremos ser salvos também temos que sofrer, para merecermos a salvação.

    ResponderEliminar
  2. É verdade... O sofrimento é mt desvalorizado hoje em dia. Se é louvável trabalharmos pela minimização do sofrimento (da dor, angustias, principalmente nos doentes), temos de ter sempre presente que, por nós mesmos, nunca podemos eliminá-lo totalmente.

    Então, há que aprender a usufruir dele e juntar as nossas dores às da Paixão de Cristo e às de Maria Santíssima, para nos salvarmos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. E por falar em sofrimento, que sofrimento é maior do que o sofrimento que próprio Cristo teve por nossa causa?
    Jesus Cristo prometeu-nos tudo. O que fizermos de bom ser-nos-á retribuído cem vezes mais (cêntuplo). Se mesmo os pais das pessoas ruins fazem muito por elas, quanto mais Deus Pai?
    É pena muita gente hoje em dia se esquecer ou não querer saber que Jesus Cristo nos prometeu tudo, logo nada esperam desta vida. Acredito que poucos são os que se salvam.

    ResponderEliminar
  4. Já aqui escrevi muito sobre o sofrimento,qq dia publico um post sobre isso. Sabes que trabalho numa Unidade de Cuidados Paliativos e lido iariamente coms estas questões.

    Muitos convidados, poucos os escolhidos.

    ResponderEliminar