quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Terço da Misericórdia - pela salvação do Mundo





"As almas que rezarem este Terço serão envolvidas pela Minha misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte". ( Diário da Irmã Faustina, nº 754 )

A devoção à Divina Misericórdia foi pedida por Jesus à Irmã Faustina Kowalska, numa série de visões, que ocorreram na Polónia entre 1933-36. Desde 30 de abril de 2000, a Irmã Faustina foi canonizada e hoje em dia ela é invocada como "Santa Maria Faustina do Santíssimo Sacramento".

Esta oração deve ser feita preferencialmente às três horas da tarde. A explicação desta hora foi dada pelo próprio Jesus à Irmã Faustina: "Às três horas da tarde, implora a Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflecte sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a Hora de grande misericórdia para o Mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão..." (Diário da Irmã Faustina, nº 1320)

As promessas que Jesus Cristo fez a Santa Faustina a quem rezasse o Terço da Divina Misericórdia:
"Por ele [o Terço da Divina Misericórdia] conseguirás tudo, se o que pedires estiver de acordo com a Minha vontade" (Diário, 1731).


"Recita, sem cessar, este Terço que te ensinei. Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte. Os sacerdotes o recomendarão aos pecadores como a última tábua de salvação. Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia" (Diário, 687).






"Pela recitação deste Terço agrada-Me dar tudo o que Me peçam. Quando os pecadores empedernidos o recitarem, encherei de paz as suas almas, e a hora da morte deles será feliz. Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vir e reconhecer a gravidade dos seus pecados, quando se abrir diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não se desespere, mas antes se lance com confiança nos braços da Minha misericórdia, como uma criança no abraço da sua querida mãe. Essas almas têm prioridade no Meu Coração compassivo, elas têm primazia à Minha misericórdia. Diz que nenhuma alma que tenha invocado a Minha misericórdia se decepcionou ou experimentou vexame. Tenho predilecção especial pela alma que confiou na Minha bondade. "Escreve que, quando recitarem esse Terço junto aos agonizantes, Eu Me colocarei entre o Pai e a alma agonizante não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso" (Diário, 1541).
"Defendo toda alma que recitar esse terço na hora da morte, como se fosse a Minha própria glória, ou quando outros o recitarem junto a um agonizante, eles conseguem a mesma indulgência. Quando recitam esse terço junto a um agonizante, aplaca-se a ira de Deus, a misericórdia insondável envolve a alma "(Diário, 811).

Porque rezar o Terço da Misericórdia? Quais as suas vantagens? A resposta a estas duas perguntas pode ser esclarecido pelas palavras de Jesus à Beata Irmã Faustina sobre o Terço da Misericórdia: "As almas que rezarem este Terço serão envolvidas pela Minha misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte". ( Diário da Irmã Faustina, nº 754 ) "Quando recitam esse terço junto a um agonizante, aplaca-se a ira de Deus, a misericórdia insondável envolve a alma". (Diário da Irmã Faustina, nº 811)






O Terço da Misericórdia é rezado de forma semelhante ao Terço comum do Rosário. Entretanto, devemos substituir as orações do Rosário pelas seguintes orações indicadas:




  • Início do Terço:

  • Reza-se na sequência um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e o Credo.

  • Nas Contas Grandes, no lugar do Pai-Nosso, reza-se:

  • Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade, de Vosso dilectíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

  • Nas Contas Pequenas, no lugar da Ave-Maria, reza-se:

  • Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

  • No Final do Terço, Reza-se Três Vezes:

  • Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal,tende piedade de nós e do mundo inteiro.

    (Há quem reze ainda 3 Avé-Marias às Dores de Nossa Senhora e a Salve-Rainha no final).



    Nestas revelações que Jesus fez à Irmã polonesa Faustina Kowalska, Ele pediu a devoção à Divina Misericórdia. As maneiras de praticar esta devoção, de extrema eficácia à salvação das almas, são:


  • O culto à Imagem da Divina Misericórdia,
  • A Festa da Divina Misericórdia, situada no primeiro domingo depois da Páscoa,
  • A Novena da Divina Misericórdia,
  • O Terço da Divina Misericórdia e a
  • A Hora da Misericórdia Divina (às três horas da tarde).

  • O Diário de Irmã Faustina contém pelo menos quinze ocasiões nas quais se refere ao pedido do Senhor para que fosse estabelecida em toda a Igreja, oficialmente, a "Festa da Misericórdia". Ele disse:



    "Desejo que a Festa de Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Nesse dia estão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramo todo o mar de graças nas almas que se aproximarem da fonte da minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e castigos.

    Nesse dia estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças.
    Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como escarlate...A Festa da Misericórdia saiu das minhas entranhas... Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa.
    A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte da minha Misericórdia."

    Sem comentários:

    Enviar um comentário