sábado, 13 de novembro de 2010

PRATICAR A CASTIDADE

"Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos (...). Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, (...) tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros."
(Efésios 5:3-7).


"Estejas sempre de sobreaviso para afastar logo de ti tudo o que te possa inclinar à sensualidade; pois este mal se vai alastrando insensivelmente e de pequenos princípios faz rápidos progressos. Numa palavra, é mais fácil fugir-lhe que curá-lo.

Parecem-se corpos humanos com os vidros, que não se pode levar juntos, tocando-se, sem correr perigo de se quebrarem, e com as frutas, que, embora inteiras e bem maduras, recebem manchas, chocando umas com as outras. A água mais fresca que se quer conservar num vaso perde logo sua frescura mal um animal a toca.

Nuncas permitas, Filotéia, nem a outros nem a ti mesma, todo esse tocar exterior das mãos igualmente contra a modéstia cristã e contra o respeito que se deve à qualidade e à virtude duma pessoa; pois, ainda que não seja de todo impossível conservar o coração puro entre essas acções mais levianas que maliciosas, todavia sempre se recebe daí alguma dano; nem falo aqui desses tactos desonestos que arruinam por completo a castidade.

A castidade depende do coração, quanto à sua origem, mas sua prática exterior consiste em moderar e purificar os sentidos, por isso podemos perdê-la tanto pelos sentidos exteriores como por pensamentos e desejos do coração. É impúdico olhar, ouvir, falar, cheirar, palpar coisas desonestas, quando nisso o coração se demora e toma gosto. São Paulo chega a dizer: Meus irmãos, a fornicação nem se nomeie entre vós.

As abelhas não só não pousam num cadáver corrompido, mas até fogem do mau cheiro que exala.
Nunca trates com pessoa de indubitáveis costumes corrompidos, sobretudo se forem também imprudentes, como quase sempre são.

Diz-se que os cabritos, tocando com a língua amendoeiras doces, tornam os seus frutos amargos, e essas almas brutais e infectadas, falando a pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferente, causam grande dano ao pudor, assemelhando-se também aos basiliscos, que têm o veneno nos lábios e no hálito.

Ao contrário, procura a companhia de pessoas castas e virtuosas, ocupa-te muitas vezes com a leitura das Sagradas Escrituras, porque a palavra de Deus é casta e torna castos os que a amam.

Conserva-te ao lado de Jesus Cristo crucificado, quer espiritualmente - pela meditação, quer real e corporalmente - na santa comunhão.. Esteja certo que, se teu coração descansar em Nosso Senhor, que é realmente o Cordeiro Imaculado, bem depressa purificarás tua alma, teu coração e teus sentidos, inteiramente, de todos os prazeres sensuais."

São Francisco de Sales,
bispo e doutor.

MÃE CASTÍSSIMA, ROGAI POR NÓS!


7 comentários:

  1. Não é fácil resistir à tentação...

    ResponderEliminar
  2. Lol... Pois Firehear...

    Castos há poucos... Para não dizer: Nenhuns...

    E deixa-me que te diga, ninguem consegue resistir a tentação, porque ate por pensamentos e palavras estamos a pecar

    ResponderEliminar
  3. É todo verdade, mas diz-me João, quando se cai no pecado de amar quem não de se deve, o que deve o Homem fazer com esse sentimento? Não deve o amor verdadeiro ser vivido intensamente?
    É muito duro e cruel amar a pessoa errada, quando se sabe que se está a infringir um mandamento da lei de Deus.
    Deus é amor, não quererá ele ver os seus filhos felizes? Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  4. Afirmar que não existem castos é uma presunção sem igual. Acaso conheces todas as pessoas do mundo para dizeres que há poucos castos ou mesmo nenhum?
    Eu confesso que não consigo resistir à tentação. Mas também quanto a isso eu nunca fiz nada contra a vontade de ninguém.

    ResponderEliminar
  5. Firehead, estas a contradizer-te: Fizeste sim contra a vontade de alguem... A Vontade da pessoa mais importante que existe: DEUS...

    ResponderEliminar
  6. Acho piada àquilo que tu escreves, Anónimo. Logo tu que percebes tudo e que fazes afirmações como se fossem verdades indubitáveis...

    ResponderEliminar
  7. A palavra de DEUS é PURA, por isso temos que sermos puros, a tentação vem para todos, mas podemos resisti-lá, sabe como? Pedindo ajuda para DEUS, ELE vê o nosso coração e se formos sinceros ELE estará pronto a nos atender. Por isso quando vem a tentação, seja ela em pensamento ou não, peço ajuda a DEUS e aí a tentação já era!
    OBRIGADA SENHOR POR TUDO!!!!

    Frase: As vezes a nossa vontade, não é a vontade de DEUS para a nossa vida! Mas pode ter certeza que ELE sabe o que é melhor para nós!

    Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.(Provérbios 16.25)

    ResponderEliminar