terça-feira, 30 de novembro de 2010

SANTO ANDRÉ, ROGAI POR NÓS!

"Ó Cruz bem-aventurada, que recebeste a majestade e a beleza dos membros do Senhor! [...] Toma-me e leva-me para longe dos homens e entrega-me ao meu Mestre, para que por teu intermédio me receba Quem por ti me redimiu."
(Santo André, Apóstolo)


SANTO ANDRÉ, APÓSTOLO E A IMACULADA CONCEIÇÃO:

"Tendo sido o primeiro homem formado de uma terra imaculada, era necessário que o homem perfeito nascesse de uma Virgem igualmente imaculada, para que o Filho de Deus, que antes formara o homem, reparasse a vida eterna que os homens tinham perdido."
(Santo André)

* * *

Uma tradição [...] narra a morte de André em Patras, onde também ele sofreu o suplício da crucifixão. Mas, naquele momento supremo, de modo análogo ao de seu irmão Simão Pedro, pediu para ser posto numa cruz diferente da de Jesus. No seu caso tratou-se de uma cruz decussada, isto é, cruzada transversalmente inclinada, que por isso foi chamada «cruz de Santo André».

Eis o que o Apóstolo disse naquela ocasião, segundo uma antiga narração [...]:

«Salve, ó Cruz, inaugurada por meio do corpo de Cristo e que se tornou adorno dos Seus membros, como se fossem pérolas preciosas. Antes que o Senhor fosse elevado sobre ti, tu incutias um temor terreno. Agora, ao contrário, dotada de um amor celeste, és recebida como um dom. Os crentes sabem, a teu respeito, quanta alegria possuis, quantos dons tens preparados.

Portanto, certo e cheio de alegria venho a ti, para que também tu me recebas exultante como discípulo Daquele que em ti foi suspenso [...]. Ó Cruz bem-aventurada, que recebeste a majestade e a beleza dos membros do Senhor! [...] Toma-me e leva-me para longe dos homens e entrega-me ao meu Mestre, para que por teu intermédio me receba Quem por ti me redimiu. Salve, ó Cruz; sim, salve verdadeiramente!»

Como se vê, há aqui uma profundíssima espiritualidade cristã, que vê na Cruz não tanto um instrumento de tortura mas, ao contrário, o meio incomparável de uma plena assimilação ao Redentor, ao grão de trigo que caiu na terra. Devemos aprender com isto uma lição muito importante: as nossas cruzes adquirem valor se forem consideradas e aceites como parte da cruz de Cristo, se refletirem a sua luz. Só naquela Cruz são também os nossos sofrimentos nobilitados e adquirem o seu verdadeiro sentido.

Imagem retirada daqui

3 comentários:

  1. Saudações do Brasil!!

    Reparei nesta foto no seu Blog, que é IDÊNTICA, igualzinha mesmo, a foto que eu selecionei para o meu Post, no meu Blog, sobre Santo André.

    Foi uma imagem que garimpei e que me deu muito trabalho para encontrar. Bonita, né? Não sei como você achou a sua. É que, ao contrário de mim, você não deu o devido crédito - pelo menos, eu não encontrei onde ele está.

    Não sei se você sabe, mas há problemas com Direitos Autorais na Internet.

    Então, eu sugiro que você deixe claro o autor da foto, o local de ONDE você a copiou, OU que dê uma olhadinha no Post do meu Blog para "copiar" (também) quem é o verdadeiro autor dela.

    Saúde e Paz!!
    Deus abençoe a sua missão de evangelizar pela Internet!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Paula!

    Como já não sei de que site tiei a imagem, coloquei o seu blogue como referência!

    Um abraço e obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Saudações do Brasil!!

    Dê uma olhadinha neste Post do EXCELENTE Blog BLOSQUE, que ajuda os Bloggueiros a encontrar imagens gratuitas na Internet.

    "Gratuito" NÃO significa poder usar e abusar das fotos SEM DAR o devido CRÉDITO.

    O link para o meu Blog FOI PERFEITO: afinal de contas, foi de lá que você "copiou" a imagem, certo? SE tivesse visto meu Post na íntegra, teria localizado o crédito...

    ... Bem, aqui está o Link do BLOSQUE:

    http://blosque.com/31-sites-onde-achar-imagens-para-o-seu-blog-guia-de-uso-de-imagens/

    Temos o dever de evangelizar não só com belos textos e belas fotos, COMO TAMBÉM com um comportamento ético na Internet.

    Todo (BOM) trabalho merece o devido crédito.

    Saúde e Paz!!

    ResponderEliminar