terça-feira, 1 de setembro de 2009

Saramago volta a atacar Nosso Senhor

“A atitude de Deus não tem perdão”.
(José Saramago)

Depois de "O Evangelho segundo Jesus Cristo", a vergonha nacional em pessoa volta a publicar outro livro intitulado "Caim".

Esta espécie de "escritor", cuja leitura é simplesmente intragável e à beira da senilidade já à alguns anos, retoma a história bíblica do assassínio de Abel pelo seu irmão Caim, mas, no romance é atribuída a Deus a autoria moral do crime e uma consequente redenção de Caim.

Nesta obra, o "escritor" manifestamente viciado numa droga que detesta - a religião - volta mostrar um Deus arbitrário, incoerente e tirano, que embora tenha sido criado pelo homem é causador de muitos dos seus males.

Diz descaradamente esta erva daninha da literatura portuguesa ao jornal espanhol "La Vanguardia":

"Deus, o demónio, o bem, o mal, tudo isso está na nossa cabeça, não no céu ou no inferno, que também inventámos. Não nos damos conta que, ao termos inventado Deus, nos tornámos imediatamente escravos dele". [Este livro] não é um ajuste de contas com Deus, mas um ajuste de contas definitivo com os homens que o inventaram".

A presença de referências bíblicas ou de críticas mais ou menos abertas à religião católica e à Igreja são um dos traços que caracterizam as obras deste senhor que é, só por ele próprio, um atentado à literatura e à cultura, enfim, um verdadeiro ataque à nação e à honra nacional.

Ai, se eu pudesse impedir a venda de todos os livrecos desta nódoa da literatura, pelo menos em Portugal! Se eu pudesse rasgá-los, queimá-los um por um!

Vá, venham lá chamar-me Inquisidor e inimigo da liberdade!...
Já esta ave rara, armada em "escritor" pode escrever o que bem lhe apetece, em nome da tal suposta liberdade...
*

"O homem conheceu Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: 'Adquiri um varão com a ajuda de "Deus, o Senhor" (Gn. 4:1);

Em determinada ocasião, Caim e o seu irmão mais novo Abel apresentaram ofertas a Deus. Caim apresentou frutas do solo e Abel ofereceu primícias do seu rebanho. (Gn 4:3, 4).

A oferta de Abel teria agradado a Deus, enquanto que a de Caim não. O sacrifício de Abel foi oferecido com fé, em face da declaração bíblica de que "pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício de maior valor do que Caim." (Hebreus 11:4);

Possuído por ciúmes, Caim armou uma emboscada para seu irmão. Sugeriu a Abel que ambos fossem ao campo e, lá chegando, Caim matou seu irmão; este teria sido o primeiro homicídio da história da humanidade.
Respondendo ainda com arrogância ao ser interpelado por Deus, o
Criador sentenciou-o ao banimento do solo, além de ser condenado à condição de errante pelo mundo, que parte em busca de um futuro indefinido num deserto de homens. "Que fizeste? Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar por mim. Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão" (Gn 4,10-11);

Caim lamentou a severidade da sua punição e mostrou ansiedade quanto à possibilidade de o assassínio de Abel ser vingado nele, mas, ainda assim, não expressou nenhum arrependimento. A descendência de Caim terminou com o Dilúvio dos dias de Noé.

Do catecismo da Igreja Católica:

§1867 "A tradição catequética lembra também que existem "pecados que bradam ao céu". Bradam ao céu o sangue de Abel, o pecado dos sodomitas; o clamor do povo oprimido no Egito; a queixa do estrangeiro, da viúva e do órfão; a injustiça contra o assalariado."

E vem-me um idoso senil julgar Nosso Senhor e dizer que a atitude de Deus não tem perdão??

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!

5 comentários:

  1. Nada como a tolice para calar a fama. Tão dotado do dom da escrita, opta por utilizar-se deste dom para promover calúnias e inverdades.

    Abraços do Brasil
    DD.
    http://dominovolente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita, DD!

    Enfim, é lixo que abunda por todo o lado...

    Um abraço amigo, de Portugal :)

    ResponderEliminar
  3. Prezado João, esse velho caquético ainda existe?
    Por que esse senil cidadão não se retira de uma vez por todas?
    Esse "cara amargo" tem, na verdade, uma grande inveja da Igreja, porque nunca terá sequer alguma menção na História, nem mesmo no rodapé de uma página.
    Saudações lusófonas e fique com DEUS!

    ResponderEliminar
  4. Esta espécie de "escritor", cuja leitura é simplesmente intragável....esta especie de escritor como designas é o unico premio nobel de literatura portugues.um genio da escrita e defençor da verdade.da nao existencia de um MISERO deus que nada faz,que nao passa de uma mera criaçao.mas sim voces crentes devotos é que sao miseros leitores,pois so vêm deus a frente e nao abrem os olhos para a realidade que vos rodeia,vivem de ilusoes,fabulas,e com medo do que vem depois da morte.
    crescei e começai a pensar,a biblia nao passa de uma invençao,e felizmente deus esta cada vez mais posto de lado,essa criaçao que so causa guerra,odio, destruiçao.o cristianismo é o maior atentado a inteligencia e ao desenvolvimento psicologico limitanto as pessoas.
    saramago é e sera sempre o maior escritor portugues. e o nobel so veio justificar.
    crescei e vende a realidade,deixai de viver com ilusoes e fabulas.

    ResponderEliminar
  5. Irmão,

    Lamento que vós useis da palavra de Deus para julgar o Homem, José Saramago é um de nós, também ele, embora o negue, é filho do Senhor.
    Como bom cristão, devereis espalhar a palavra “para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados.” (Lucas 1:77).
    Nós, os cristãos temos o dom de perdoar, mesmo a quem nos ofende, tal como “Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” (Mateus 18:22)

    Pe. Amaro Carlos

    ResponderEliminar