sábado, 19 de setembro de 2009

O Purgatório

"Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado,
procura livrar-te dele no caminho,
a fim de que ele não te arraste ao juiz,
e o juiz te entregue ao executor,
e o executor te ponha na prisão.
Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo."
(Lc 12,58-59)


O Purgatório é um lugar de sofrimentos onde as almas se purificam, pagando as suas dívidas, antes de serem admitidas no Céu, onde só entrará quem for puro. Sua existência se baseia no testemunho da Sagrada Escritura e da Tradição.

O que os Santos Doutores ensinam acerca dos sofrimentos do Purgatório nos penetram de tema com paixão pelas almas.

S. Boaventura ensina que nossos maiores sofrimentos ficam muito aquém dos que ali se padecem. São Tomás diz que o menor dos seus sofrimentos ultrapassam os maiores tormentos que possamos suportar. Confirmam Santo Ambrósio e São João Crisóstomo que todos os tormentos que o furor dos perseguidores e dos demónios inventaram contra os mártires, jamais atingirão a intensidade dos que padecem em tal lugar de expiação.

Após uma visão do Purgatório, exclama Santa Catarina de Génova. "Que coisa terrível! Confesso que nada posso dizer e nem conceber que se aproxime sequer da realidade. As penas que lá se padecem são tão dolorosas como as penas do Inferno".

A Santa Missa é o sacrifício de expiação por excelência. É a renovação do Calvário, que salvou o género humano. Na Missa colocou a Igreja a memória dos mortos, e isso no momento mais solene, em que a divina Vítima está presente sobre o altar. É a melhor, a mais eficaz, a mais rápida maneira de aliviar e libertar as almas dos nossos queridos mortos.

Podemos duvidar do valor das nossas orações; mas da eficácia do Santo Sacrifício, no qual se oferece o Sangue de Jesus pelas almas, que dúvida podemos ter?
A cada missa, diz São Jerónimo, saem muitas almas do purgatório. E não sofrem tormento algum durante a Missa que lhes é aplicadas.

Depois da Missa... A Comunhão. Não há sufrágio mais poderoso, depois da Santa Missa, para socorrer as almas, que a santa comunhão, diz São Boaventura.

A Eucaristia é um sacramento de descanso e paz para os defuntos, diz Santo Ambrósio. Eco mesmo afirmam S. Cirilo e S. João Crisóstomo. Procuremos fazer boas comunhões, nas devidas condições, lembrando-nos que quanto melhor as fizermos tanto mais aliviaremos os mortos.

A Igreja, querendo que não nos esqueçamos das almas, consagrou um dia inteiro todos os anos à oração pelos finados. Determinou que em todas as missas houvesse uma recomendação e um momento especial pelos mortos. Ela aprova, sustenta e estimula a caridade pelos falecidos.

"Como são esquecidos os mortos!", exclamava Santo Agostinho! Nos funerais: lágrimas, soluços, flores. Depois, um túmulo e o esquecimento. Morreu... acabou-se!

Se cremos na vida eterna, cremos no Purgatório. E se cremos no Purgatório, oremos pelos mortos. O Purgatório é terrível e bem longo para algumas almas.

Santa Teresa pedia: "apelo amor de Deus, eu peço a cada pessoa uma Ave-Maria, a fim de Que me ajude a sair do purgatório e apresse a hora em que hei de gozar a vista de Jesus Senhor Nosso”.

Santo Agostinho pede orações pelas almas de Santa Mónica, sua mãe, e todos os leitores de seus livros.

Não canonizemos depressa os nossos mortos. Nunca nos descuidemos do sufrágio deles, por que já o fizemos durante algum tempo, ou mandamos celebrar algumas missas.

Aqui na Terra, ignoramos sempre o rigor da Justiça Divina.

+

Requiem aeternam dona eis, Domine,
Et lux perpetua luceat eis.
Requiescat in pace.
Ámen.
+
Mater Misericordiae, ora pro nobis!

18 comentários:

  1. É para lá que eu espero ser recebido e não importa o tempo que for preciso eu lá ficar para expiar os meus pecados, pois eu sei que não sou digno de ir para a morada de Deus.
    Esse é um lugar em que apenas nós os católicos acreditamos (ao contrário dos hereges protestantes).
    Como sei que infelizmente sou bastante pecador, apesar de ser considerado fundamentalista católico, eu sei que erro e falho imensas vezes, pecando mesmo com consciência de forma descarada, o meu desejo é poder apenas ir para o Purgatório...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. E eu não? Ao escrever o post, pensei exactamente isso. Quem me dera ir lá parar, nem que lá estivesse a sofrer até ao fim do mundo!

    Só de pensar nas burradas que faço todos os dias, era impensável para mim apresentar-me diante d'Ele neste estado miserável.

    Confesso que ando a tratar do meu exame de consciência, pois acho q estou em pecado mortal. Não aguentaria ver a Luz Divina e olhar para mim, sujo cheio de manchas e ousar pensar em entrar no Santuário de Deus, ao lado dos Anjos, de Maria Santíssima e dos Santos. Muitos querem ir para o Céu. Mas eu só peço para ir parar ao Purgatório. O tempo que for preciso. Por amor e por temor a Deus!

    E é especial devoção que tenho, rezar pelas almas todos os dias!

    Um abraço;)

    ResponderEliminar
  3. Excelente dicertação, simples, directa e precisa, gostei muito, mas mesmo muito do teu blog, felizmente volta a haver cada vez mais gente a pensar como nós, Graças a Deus e ao poder da Oração.
    Quanto ao purgatório, aproveitemos todos e começemos hoje a Novena de S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel arcanjos e ofereçamo-la plas benditas almas do purgatório...

    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  4. Olha quem é ele :)

    Ainda bem que gostaste do blog, eu também andei por aí a cuscar o teu.

    Não tinha conhecimento do início dessa novena. Há que aproveitar!

    Um abraço e vai aparecendo por cá;)

    ResponderEliminar
  5. Loolololololll... Voces fazem me rir...

    Que deus horroso, mesquinho e cruel é esse que criou o inferno e o purgatorio...

    ResponderEliminar
  6. Olá caro(a) Anónimo, seja bem aparecido(a)!

    Esse "deusn horroroso, cruel e mesquinho", do seu ponto de vista - porque esse deus que fala não exsite - mas assumindo que se refere ao Verdadeiro e único Deus é o Deus que se humilhou ao ponto de morrer crucificado por todos, e também por si.

    Um Deus infinito em bondade, mas também em Justiça. Justiça essa que é perfeita e não se assemelha com a justiça mais perfeita da Terra.

    Sendo infinitamente justo, não poderia admitir na Sua presença Santa quem O recusou durante a vida, ao lado de quem o serviu fielmentem, a Ele e à Sua Igreja.

    Só para o instruir - porque ensinar os ignorantes e corrigir os que erram é uma obra de misericórdia - Deus não criou o Inferno como destino de eterno castigo para mandar para lá os pecadores. O Inferno foi preparado para os seus maus servidores, Lúcifer e os anjos que se revoltaram contra Ele, não podendo, por culpa somente deles, continuando num lugar sagrado na presença de tão infinita Majestade. Caíram por sua culpa e não tiveram mais lugar no Céu.

    Consequentemente, o Inferno é o destino de todos os que DELIBERADAMENTE e POR SUA PRÓPRIA CULPA, à semelhança dos orgulhosos e rebeldes anjos que se tornaram demónios recusam a Deus, não se arrependendo sinceramente até ao último milésimo de segundo, porque Deus é também infinitamente paciente.

    Por isso, caro amigo, Deus criou apenas o Céu para o homem e não o Inferno. Fomos criados para o Céu. É pelas suas acções e não por vontade divina que há almas que se condenam. Quem lá vai parar, vai POR SUA PRÓPRIA CULPA.

    Já o Purgatório, devíamos dar continuamente graças a Deus por o ter criado. Na sua bondade e Justiça, Deus não poderia deixar que alguém se condenasse por faltas leves, mas também não poderia admitir na Sua presença a mais mínima mancha, já que a alma impura não suportaria tamanha glória e Majestade.

    Então, criou o Purgatório, onde se sofre, sim (que pânico a esta palavra - sofrimento!) por amor. Diria que se sofre por alegria. Primeiro porque as almas estão certas da sua salvação e depois porque há nelas o desejo - outro foco de sofrimento, além do sofrimento dos sentidos - de se apresentarem a Deus rapidamente sem uma única mancha de pecado.

    Por isso, devia era agradecer a Nosso Senhor por ter criado o Purgatório, caso contrário, bastava um pecado leve para se condenar às penas eternas, para onde vai - e repito - quem quer.

    ResponderEliminar
  7. Lool... Ok... Resposta tipica...

    Mesmo assim com tamanha explicação esse deus, para mim e para muitos milhoes de pessoas não passa de um verdadeiro e horripilante ser egoista e cruel...

    É como a historia das crianças que morrem sem ser baptizadas... Epa haja consideração...

    Possas como o ser humano é burro... Atão não é que em vez de inventar um Deus bom e sempre bom foi inventar um carniceiro? Ai ai

    ResponderEliminar
  8. Mais uma coisa se é que não sabes, um estudo enorme realizado em larga escala a nivel Mundial conclui que cerca de 90% dos padres, bispos e cardeais têm relaçoes sexuais regularmente, muitas das vezes recorrendo a prostitutas e outras das vezes tb nada raro com freiras... É razao para dizer que a santa igreja catolica apostolica romana penso que esta condenada em larga escala ao fogo do inferno eheheheh...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo, de certeza que muitos católicos também serão condenados, pois também são seres humanos que cedem à tentação. Também este aspecto já fora profetizado.
    Em relação à tua ideia de Deus, é compreensível que penses assim, mas sempre que te lembrares de perguntares onde é que Ele anda, pergunta antes onde é que anda o homem para as coisas estarem como estão...
    Os estudos também dizem que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana é a maior instituição caritativa do mundo. Também a História comprova a influência tremenda que ela teve no mundo, começando desde logo pelo calendário que temos, a moral social, a cultura, as nossas origens enquanto povos ocidentais, etc.
    Ver só aquilo que nos apetece é sempre muito fácil.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Claro Firehead...

    Eu so vejo o que me diz alguma coisa... Logo Deus para mim é a mais pura falasia alguma vez criada... A melhor historia de todos os tempos que caiu no goto de muitos... Critativa? Loolln não me faças rir... É caritativa na medida em que rouba mundos e fundos aos mais pobres...
    Tem graça que os catolicos quando são "caritativos" são no por temor a deus e não porque querem... Os ateus e a sua moral destinguem-se pela sua bondade e forma de amar diferente da vossa... Nos fazemo-os porque queremos e porque assim o entendemenos e não por medo a um suposto deus sanguinario e cruel...

    Deus foi o causador das maiores tremendas e catastrofes de todo o Mundo... Se hoje tivesse prova que Deus existe eu proprio o negaria... Não suporto a crueldade por ele provocada...

    E a Igreja Catolica então não se fala...

    Sou ateu graças a deus...

    ResponderEliminar
  11. O deus em que tu não acreditas é um deus cruel, o demiurgo da doutrina gnóstica, não é o mesmo Deus em que eu acredito.
    Acho normal haver sempre quem ache que Deus é uma falácia e que seja produto da imaginação humana, logo o homem que desde sempre foi tão religioso até aos dias de hoje. Por muito que a ciência avance, há-de subsistir sempre o dogma, e quem consegue garantir que Deus não existe não o faz porque ciência alguma o consegue negar (até porque, convenhamos, a ciência não consegue explicar nada de ordem metafísica...), mas porque o seu ego e a sua necessidade de negar a existência de Deus assim o exige.
    Sim, a Igreja Católica é a instituição mais caritativa do mundo. Tem mais instituições de ensino que qualquer outra entidade seja estatal ou privada. Tem mais lares para idosos, para os necessitados, para órfãos. A Igreja está por detrás de muitas associações e organizações de beneficiência, como a Caritas, a própria Amnistia Internacional (cujo fundador foi um inglês protestante que se converteu ao catolicismo), e por aí fora. Rouba mundos e fundos aos mais pobres? Falas sem conhecimento de causa. A Igreja até pode sobreviver de doações... mas pelos vistos o que tu não sabes é que nunca ninguém é obrigado a dar o que quer que seja à Igreja, ao contrário de imensas seitas que andam por aí e que cobram o dízimo que é uma X percentagem do salário dos "crentes". Mesmo assim, aguardo com expectativa que me possas apresentar provas de que de facto a Igreja rouba. Acusar é sempre muito fácil quando a acusação é movida por ódio seja lá qual for a sua origem. Temor a Deus? Se eu tivesse medo de Deus mais me valia não acreditar nEle simplesmente, como tu. É antes o contrário...
    Os ateus são bondosos? Não duvido que muitos até o possam ser. Existem ateus e ateus. Há os que respeitam as crenças dos outros e mesmo não acreditando nelas e em Deus, aceitam os que acreditam sem gozarem com eles. Diferente deles é o ateu militante que vê a descrença como um dogma e a destruição da fé como um apostulado.
    Que foi que a humanidade ganhou quando colocou Deus de lado? É só lembrarmo-nos que a famosa época da razão foi a época mais manchada de sangue na história de toda a humanidade. Quais inquisições, quais cruzadas, quais carapuças. Ao lado de ideologias humanas perigosas como o comunismo, o imperialismo e outro tipo qualquer de ismos, que são verdadeiros terrores para os homens, os erros da Igreja não são nada. Ah, e por detrás desses mesmos ismos está, curiosamente, a descrença. É a tentação no seu melhor...
    Sugiro que estudes muito bem as coisas antes de proclamares o que proclamas como sendo verdades. Escreves o que escreves simplesmente porque não acreditas nem toleras. Até eu que sou católico não temo aceitar as diferenças dos outros desde que haja uma salutar convivência, não serás tu capaz de fazer o mesmo? Importa é haver respeito seja para quem e onde for.
    E, entre nós, para mim o Homem é que foi o grande causador das maiores catástrofes do mundo. O homem é que mata o semelhante, o homem é que polui e destroi a natureza, o homem é que é ganancioso, o homem é que é intolerante para com os diferentes, o homem é que é o verdadeiro animal irracional...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Claro... O mesmo que me disseste digo te a ti... Tb deverias estudar um pouco...

    Sou muito tolerante... Muito mesmo... Ja fui Católico ferveroso... Andei na catequese (a perder tempo não sei para quê)... Fui Baptizado há dois anos, fiz primeira comunhão...
    Mas comecei a aperceber me de certas e determinadas coisas... Muitos mas muitos (incontáveis) falsos moralismos...

    Posso te dizer que uma das grandes coisas que me fez ficar revoltado e deixar de acreditar na Igreja Una e Santa foi o seu apoio incondicional e pacifico no tema da tauromaquia... A bíblia informa-nos tantas vezes que os animais são almas viventes como nós... Mas a Igreja Católica não vê isso assim... Ate podes dizer que sim, mas na realidade não é assim...

    Sou ateu graças a Deus...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo,

    "Mas comecei a aperceber me de certas e determinadas coisas"

    Começou a aperceber-se, pensando por si próprio (é também para isso que serve a massa cinzenta - pensar!) ou porque encaixou as ideias vindas sei lá de onde, sem se certificar da sua validade? De notícias, factos supostamente históricos, sondagenes e estudos aparentemente credíveis está o mundo cheio e vai-se aprofundar (e não é preciso muito) e tudo isso cai por terra.

    Não fique pelo que lhe contam, pelo que lê, nem até pelo que ensinam alguns livros de História.A verdade não admite ambiguidades.

    "Muitos mas muitos (incontáveis) falsos moralismos".

    A Lei Moral é uma e verdadeira. Se me disser que há pessoas - religiosos inclusive - que defendem isto e aquilo e depois fazem outra...meu caro, não ponha em causa uma coisa que é correcta imutável - a moral - só porque há indvíduos que não a cumprem nem querem saber dela para nada.

    "Posso te dizer que uma das grandes coisas que me fez ficar revoltado e deixar de acreditar na Igreja Una e Santa foi o seu apoio incondicional e pacifico no tema da tauromaquia".

    Ai sim? Mostre-me onde está, no Catecismo da Igreja Católica ou em qualquer documento oficial da Igreja o seu "incondicional apoio" à tauromaquia. O Anónimo ignora (deliberadamente?) que a Igreja se preoucupa com a salvação das almas, levando-as à Vida Eterna em Deus. Se, por um lado, a Igreja exige respeito pela Criação, apenas como obra de Deus e não como sagrada, respeito pelos animais, plantas, etc, não é papel da Igreja pronunciar-se sobre as touradas, uma tradição meramente cultural e mundana. Essa preocupação é para as Associações protectoras dos animais e não para a Igreja.

    "A bíblia informa-nos tantas vezes que os animais são almas viventes como nós."

    Onde é que está isso na Bíblia?? Prove, com algum documento da Igreja, ou com a Bíblia, a existência de alma nos animais!

    Esta sua saída foi cómica:)

    "Sou ateu graças a Deus".

    Um dia mais tarde - talvez tarde demais, mas isso só Deus saberá - verá que Deus não lhe dá as graças para ser ateu. Verá que as ignora e desperdiça as suas energias em algo inútil - no seu ódio contra a Igreja e contra Nosso Senhor.

    Um dia, não passaremos de pó misturados com Terra. E a Igreja Católica continuará resplandecente, tão viva como à 2000 anos.

    E a nossa alma estará bem viva também. A de uns para a glória, a de outros para a desgraça eterna.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo, no fundo estás a fazer aquilo que muitos infiéis fizeram: deixar a Igreja por causa das suas neuras pessoais (sim, porque os fiéis mantêm-se firmes na Igreja. Os que a abandonam são os infiéis). Neste aspecto eu também já fui um infiel, portanto sei o que digo. Já cheguei a virar as costas à Igreja, já fui agnóstico e depois tornei-me um gnóstico, antes de regressar à Casa do Pai como um filho pródigo.
    Também sei o que é projectar a minha neura a toda uma instituição com mais de 2000 anos. Isso, no entanto, não é nenhum argumento para apostatar, é antes uma filosofia pessoal mesquinha.
    Há que separar o trigo do joio. Não me vais dizer que lá porque conheceste ou viste muita porcaria entre os membros que compõem a Igreja (inclusive padres) decidiste concluir que a Igreja afinal não presta e que Deus não existe? Sou o primeiro a reconhecer que mesmo dentro da própria Igreja existe muita coisa que não presta (o joio), mas isso não é motivo para generalizarmos. Como eu disse, fácil é vermos as coisas más porque elas parecem sobressair-se mais do que as coisas boas... dessas últimas, porém, ninguém quer ver.
    Desculpa a pergunta, mas tu já leste a Bíblia? Os animais são criaturas de Deus, sim, mas isso quer dizer o quê? Que nem sequer os podemos matar para saciarmos a nossa fome? Jesus também comia carne! Eu por acaso não acho piada nenhuma às touradas, mas ela é uma tradição 100% ibérica que nada tem a ver com a Igreja. Há muitos católicos que são contra as touradas assim como há muitos que são a favor dela.
    Deixar de acreditar em Deus simplesmente por causa da explicação que deste, sinceramente...
    Uma coisa engraçada que eu já notei em todos os ateus (tenho amigos ateus com quem me dou) é essa falsa tolerância que dizem ter. Tão depressa dizem que respeitam e que aceitam como num instante estão a criticar a Igreja e a arranjar argumentos falaciosos de que Deus não existe. Se nem a ciência comprova a não existência de Deus, esses argumentos não serão antes de ordem passional sem lógica nenhuma? Sim, porque a lógica diz que, por exemplo, do nada não surge nada e o acaso não é cientificamente explicado...
    Um abraço e, não importa se crês ou não em Deus, o mais importante é seres feliz com o caminho que escolheste seguir.

    ResponderEliminar
  15. Caro João quanto aos animais leia na Bíblia:

    (Gênesis 1:20, 24)

    Fire existem milhõesA Igreja Católica e as Touradas

    Já muito tem sido escrito acerca das touradas. No entanto, temos normalmente tendência a focar-nos na crueldade do espectáculo sangrento para os animais e degradante para quem assiste, esquecendo-nos por vezes das promiscuidades que a ele estão ligadas. Tudo o que seja um espectáculo bárbaro em que as pessoas se deleitam em assistir à tortura e morte de um animal na arena, para júbilo dos espectadores, diminui a dignidade humana e é notoriamente contra os princípios cristãos. Como tal, na pele de mensageiros de Deus, padres, bispos, cardeais e demais membros do clero católico não deveriam apoiar tal espectáculo.
    No entanto, a hierarquia da Igreja Católica está muito envolvida na promoção das touradas. A Rádio Renascença, emissora católica portuguesa, não só promove amplamente as touradas e respectivos intervenientes, como todos os anos organiza uma tourada. Por esse país a fora, há festas populares com corridas de touros (vulgo touradas) abençoadas pelo padre local. Em Barrancos, por exemplo, o padre sempre defendeu os touros de morte mesmo quando eram ilegais. Mais ainda, praça de touros que se preze tem uma capela e um capelão. E, como se isto não bastasse, não são poucos os padres “aficionados” e que o manifestam publicamente, como se isso nada tivesse de incompatível com a doutrina de Jesus Cristo.

    Um desses casos é o bem conhecido P.e Vítor Melícias, que poderá facilmente ser encontrado nalguma praça de touros deste país a aplaudir e regozijar-se enquanto os touros são torturados. Mais caricato ainda é o facto de o P.e Vítor Melícias tratar-se de um Franciscano que, notoriamente, despreza os ensinamentos de São Francisco de Assis:

    Não magoar os nossos humildes irmãos [os animais] é o nosso primeiro dever para com eles, mas parar aí não é suficiente. Temos uma missão mais elevada: servi-los sempre que eles necessitem.- São Francisco de Assis

    Além disso, a União das Misericórdias Portuguesas, presidida pelo próprio P.e Melícias e com fortes ligações à Igreja Católica, é proprietária de 18 praças de touros, recolhendo dividendos da tortura de seres inocentes.
    É mais que chegada a altura de a Igreja Católica assumir uma posição crítica acerca das touradas. Se a Igreja Católica se pronuncia sobre assuntos relacionados com a sociedade, a política, a educação e a família, entre tantos outros, por que não se pronuncia a Igreja claramente contra a tamanha barbárie que são as touradas? Certamente que não se espera uma batalha por parte da Igreja contra as touradas, mas pelo menos não as deveria defender nem promover na voz de alguns dos seus representantes. Quanto mais não seja porque, segundo a Bula de Pio V, as corridas de touros foram proibidas sob pena de excomunhão de todos aqueles que as praticassem ou a elas assistissem.
    É oportuno relembrar as palavras sensatas de Abraham Lincoln:

    Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais. – Abraham Lincoln de exemplos que não este... Mas aqui fica este:

    ResponderEliminar
  16. Ou seja vai tudo parar ao Inferno ehehehehehheheheh

    É mais provavel um ateu entrar nos reinos do ceu do que um Catolico... Mas isso sem duvida alguma...

    ResponderEliminar
  17. Desculpa, Anónimo, mas não concordo com o que escreveste.
    Primeiro, as touradas são, neste país, uma tradição. A mim também sinceramente não me agrada muito ver os animais a serem maltratados, mas há quem goste e contra isso parece que nada podemos fazer.
    Tu generalizas. Lá porque um ou mais padres, ou um membro qualquer da Igreja, são a favor e estão metido nessas coisas, não significa necessariamente que está toda a Igreja envolvida. Uma coisa são as partes, outra é o todo.
    Disseste bem em relação ao Padreco Vítor Melícias. Esse gajo também não reúne a minha simpatia, pois ele de franciscano pelos vistos parece ter pouco ou nada. Uma vez mais, a tentação.
    Vivemos num mundo onde nem sequer os próprios Direitos Humanos são respeitados, quanto mais os dos animais? Eu estagiei na Amnistia Internacional e sei que a cada dia que passa milhares de pessoas por este mundo fora vêem os seus direitos, muitos deles os mais básicos, serem violados a torto e a direito.
    Por fim, deixa-me contradizer a tua afirmação: não é mais provável um ateu entrar nos reinos do céu do que um católico. Tu, que pelos vistos até pareces estar minimamente bem informado acerca dos assuntos da Igreja, podes ler os inúmeros relatos que existem acerca do Inferno, por exemplo. Ser católico não é nenhuma garantia de salvação, pois também o católico é julgado, eventualmente com mais severidade até. Mas ser ateu é não esperar o que há para além disto (vida) portanto é contraditório o facto dum ateu poder entrar num lugar que ele não acredita existir. O ateu é aquele que, tal como um animal, vive para cumprir o calendário biológico-natural e quando morrer acabou-se tudo.
    Mas é como eu disse, se és feliz assim, força!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. E sou muito feliz... :)
    Preocupo-me comigo, com os outros, com os animais... Vivo pela caridade sem pedir um lugar no ceu... E é isso que vale... Que conta...Nada mais :)

    Abraço

    ResponderEliminar