domingo, 19 de abril de 2009

Cardeal Patriarca diz que preservativo é falível e acusa Imprensa de mediatização incorrecta dos acontecimentos

Uma notícia da Agência Lusa:

O Cardeal Patriarca de Lisboa afirmou que o preservativo é falível, opinião que lhe foi transmitida por "responsáveis portugueses", comungando da opinião de Bento XVI de que não deve ser a "única maneira de combate à sida".

D. José Policarpo, que admitiu numa entrevista à Agência Lusa ter pensado nesta questão nos últimos dias, disse ter mantido conversas com "responsáveis portugueses", que não identificou, que lhe confirmaram que o preservativo é um "meio falível".

Na primeira referência pública à polémica que marcou a visita do Papa aos Camarões e a Angola, em África, o Cardeal Patriarca lamentou que a comunicação social tivesse reduzido praticamente toda a viagem à questão do preservativo, que considera ter sido mal abordada pelos media.

"Faz impressão como é que uma pergunta naquele contexto, num diálogo espontâneo num avião, o Santo Padre (...) alerta que a solução que tem sido seguida, a do preservativo, não é uma solução e porventura não é uma solução segura, como é que se reduz a viagem do Santo Padre a África a isto?", interrogou.

"O que estava em questão era o preservativo como única maneira de combate à sida, mas nisso até grandes especialistas estão de acordo" de que não é a solução, sublinhou.

Na reflexão que fez sobre o tema do preservativo, D. José Policarpo sublinha que a Igreja Católica não muda de doutrina só porque é pressionada.

"A Igreja muda pastoralmente, muda na oração, muda na meditação da Palavra de Deus. A Igreja tem de ser fiel à mensagem, que é a grande mensagem para a humanidade. Portanto, os meios de comunicação social que tirem daí a ideia de que a Igreja vai mudar porque nos pressionam para isto ou para aquilo", acentuou.

"A Igreja não pode desistir de uma doutrina da sexualidade que faça da sexualidade um grande dinamismo de humanização, de generosidade, de encontro de amor", sublinhou.

1 comentário:

  1. Olá...

    Acho que as pessoas mesquinhas que ainda não compreenderam a posição da Igreja Católica quanto ao assunto do preservativo...

    Deixe-me explicar seus burros imorais e sem inteligência nenhuma...

    A Igreja não se opôe totalmente contra ao preservativo, MAS SIM Á PROMISCUIDADE.

    Uso preservativo sim... E daí? Se a posiçãop da Igreja é essa só têm é que respeitar...

    Quanto a possíveis mortes por hiv... Meus filhos basta não serem promiscuos... Antes de arranjarem uma relação estável fazerem todos os exames possíveis... E depois iniciar a verdadeira relação...

    Ah e tal, mas o outro pode ser infiel... (Então escolham bem quem vos ama de verdade)...

    Cambada de gente triste cresçam e apareçam e os que se dizem Católicos e são contra a posição do Vaticano, meus amigos são Católicos de certeza?

    Tristes...

    Abraço grande para ti, o teu blogue é um espetáculo... :)

    ResponderEliminar