"Ó, que grande cegueira! Que grande miséria! E até que vergonha! Um católico ter tantos desenganos dos confessores, dos pregadores, e na leitura dos livros sagrados; Um católico que pode ver o caminho do Céu seguido por tantos Santos, e continuado por essas almas justas, que todos os dias estão a dar exemplos de virtude e santidade, e apesar de tudo isto viver mais cego do que um infiel; é ainda mais criminoso que um herege!...
Que desgraça, meus irmãos! Tantas almas no regaço da Santa Igreja, nutridas com o Sagrado Corpo de Jesus Cristo, e então nas trevas do pecado, perdidas de todo, e condenadas ao inferno!...
Ai do cristão! Porque se um infiel se perde, e merece um inferno, o cristão merece mil infernos! E por quê? Tem muitos desenganos; porque despreza muitas graças divinas; finalmente, porque já não peca por ignorância.
É isto, pecador, desengana-te; a tua consciência está muito criminosa; ela tem gritado sempre, e está gritando contra ti. Como dizes tu, lá no silêncio das tuas paixões, quando consideras?
Ah! Dizes tu: eu não vou bem; isto não é bom; nestas obras não agrado a Deus; este caminho, que levo, não é o do Céu; o meu coração não está para Deus, nem os meus amores estão em Deus; de verdade estou perdido; as coisas de Deus já me aborrecem, nem gosto da oração, nem da confissão, nem de pessoas de virtude; por certo que estou perdido, e não me salvo.
Ó desgraçado! Que melhor desengano queres? Pois dizes desse modo, e esperas perdão de Deus sem reformar e emendar essa má vida em que vives? Olha como estás enganado, sem talvez o teres conhecido! Não sabes tu que vão muitas almas ao inferno, vivendo em uma falsa paz, sem algum peso ter? E tu ouves gritar a tua consciência, o confessor, o pregador, e a mim mesmo que agora te falo, e ainda te fazes surdo? Ainda queres continuar nas tuas culpas? Ah! Não digas que queres salvar-te!
Texto adaptado da INSTRUÇÃO EXTRAÍDA DO EVANGELHO -
Pelo Padre ManoelJosé Gonçalves Couto, no livro "Missão Abreviada".
Sem comentários:
Enviar um comentário