sexta-feira, 18 de março de 2011

Encontros de risco para a Fé: Um pedido de esclarecimento ao Senhor Bispo de Coimbra

A propósito do Encontro "Fé e Cultura" no CUMN:

Carta aberta de um católico ao Sr. Bispo de Coimbra



"Se os divorciados se casam civilmente, ficam numa situação objectivamente contrária à Lei de Deus. Por isso, não podem aproximar-se da comunhão eucarística, enquanto persiste tal situação."
(Congregação para a Doutrina da Fé)


"2357. A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atracção sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade reveste-se de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua génese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que "os actos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados". São contrários à Lei natural. Fecham o acto sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afectiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados."


"1650. (a) – Hoje em dia e em muitos países, são numerosos os católicos que recorrem ao divórcio, em conformidade com as leis civis, contraindo civilmente uma nova união. A Igreja sustenta, por fidelidade à palavra de Jesus Cristo (“quem repudia sua mulher e casa com outra comete adultério em relação à primeira; e se uma mulher repudia seu marido e casa com outro, comete adultério” (Mc 10,11-12), que não pode reconhecer como válida uma nova união, se o primeiro Matrimónio foi válido."

"1614. Na sua pregação, Jesus ensinou sem equívocos o sentido original da união do homem e da mulher, tal como o Criador a quis no princípio: a permissão de repudiar a sua mulher, dada por Moisés, era uma concessão à dureza do coração (119): a união matrimonial do homem e da mulher é indissolúvel: foi o próprio Deus que a estabeleceu: «Não separe, pois, o homem o que Deus uniu» (Mt 19, 6)."

(Catecismo da Igreja Católica)


Para quem desejar exprimir igualmente as suas preocupações aqui ficam alguns contactos:


Província portuguesa da Companhia de Jesus. Nunciatura Apostólica:nunciaturapt@netcabo.pt ; secretarianunci@netcabo.pt

Conferência Episcopal Portuguesa: cep.sgeral@ecclesia.pt

D. Jorge Ortiga (Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa):http://www.diocese-braga.pt/

Cardeal Patriarca de Lisboa: info@patriarcado-lisboa.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário