domingo, 18 de julho de 2010

O alastramento da cultura gay

A Argentina tornou-se, na passada quinta-feira, o primeiro país da América Latina e o décimo no mundo a autorizar o emparelhamento entre pessoas do mesmo sexo a nível nacional, equiparando-o ao casamento.

CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIAR

No mapa, a vermelho, os países que legalizaram estes emparelhamentos como casamentos.

- Holanda: após ter criado, em 1998, uma união civil aberta aos homossexuais, a Holanda foi, em Abril de 2001, o primeiro país a autorizar o "casamento" civil de pessoas do mesmo sexo. Os direitos e deveres dos cônjuges são idênticos aos dos membros dos verdadeiros casamentos entre eles o da a adopção.

- Bélgica: os "casamentos" entre homossexuais são autorizados desde Junho de 2003. Os pares gays têm os mesmos direitos que os casais. Em 2006, conquistaram o direito a adoptar.

- Espanha: O governo de José Luis Rodríguez Zapatero legalizou, em Julho de 2005, o "casamento" entre pessoas do mesmo sexo. Estes "casais" (emparelhados legalmente ou não) também têm a possibilidade de adoptar.

- Canadá: A lei sobre o "casamento" de homossexuais e o direito a adoptar entrou em vigor em Julho de 2005. Anteriormente, a maioria das províncias canadenses já autorizavam a união entre pessoas do mesmo sexo.

- África do Sul: Em Novembro de 2006, a África do Sul tornou-se o primeiro país do continente africano a legalizar a união entre duas pessoas do mesmo sexo através do "casamento" ou da "união civil".

- Noruega: Uma lei de Janeiro de 2009, põe em pé de "igualdade" os pares homossexuais, tanto para o "casamento" e a adopção de crianças quanto para a possibilidade de beneficiar-se de fertilização assistida. Desde 1993, contavam com a possibilidade de celebrar união civil.

- Suécia: Pioneira no direito de adopção, desde maio de 2009 a Suécia permite a "casais" homossexuais se unam, pela caricatura do casamento. Desde 1995 eram autorizadas a se unir por "união civil".

- Portugal: Uma lei vergonhosa e infame, que entrou em vigor em Junho de 2010, modifica a definição de casamento, ao suprimir a referência a "de sexo diferente". Exclui o direito à adopção.

- Islândia: A primeira-ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, "casou-se" com sua companheira em 27 de Junho, dia da entrada em vigor da lei que legalizou os emparelhamentos homossexuais. Até então, os homossexuais podiam unir-se legalmente mas a união não era equiparado ao casamento.


- Nos Estados Unidos, cinco estados autorizaram o casamento gay: Iowa, Connecticut, Massachussetts, Vermont e New Hampshire, bem como a capital, Washington, enquanto no México só está habilitado no distrito federal, onde vivem oito milhões de pessoas.


A laranja, os países que adoptaram legislações referentes à união civil, que dão direitos mais ou menos ampliados aos homossexuais (adopção, filiação).

- Dinamarca, que abriu em 1989 a via para criar uma "união registada", a França ao instaurar o PACS (Pacto Civil de Solidariedade) (1999), Alemanha (2001), Finlândia (2002), Nova Zelândia (2004), Reino Unido (2005) República Tcheca (2006), Suíça (2007), Uruguai e Colômbia.
Fonte (adaptado)
Virgem Santíssima, Rainha de Portugal, livrai a nossa Pátria e todo o mundo deste mal e não permitais que se perpetuem tamanhas ofensas ao Vosso Coração Doloroso e Imaculado.

Sem comentários:

Enviar um comentário