domingo, 18 de julho de 2010

Uma Nova Evangelização

"O preceito da hora presente não é lamento, mas acção (...). Pertence aos membros melhores e mais escolhidos da cristandade, penetrados por um entusiasmo de cruzados, reunirem-se em espírito de verdade, de justiça e de amor, ao grito de “Deus o quer”, prontos a servir, a sacrificar-se, como os antigos cruzados."
Sua Santidade Pio XII, Radiomensagem de Natal de 1942.


Custa-me imenso saber que já quase ninguém acredita seriamente no... Inferno eterno; assim como até na imortalidade da própria alma!
Provavelmente, já nem sequer setenta por cento dos "cristãos e católicos"!
Mas... porquê tanto cepticismo anticristão?!
Quanto a mim, as principais causas são as seguintes:

1. O Concílio Vaticano II (embora involuntária ou ingenuamente) permitiu demasiada liberdade de interpretação bíblica e evangélica, moral e teológica, insensatamente!

2. Os novos padres e religiosos pós-conciliares tiveram deficiente formação moral, doutrinal e teológica, e muitos deles abusaram sobremaneira de tais deficiências e lacunas espirituais!

3. Muitos seminaristas e noviços não tiveram suficiente vocação cristã e religiosa, vindo assim a ser maus ou medíocres clérigos e religiosos consagrados, alguns deles renegados!

4. Muitos Seminários e Ordens religiosas foram, rapidamente, caindo numa rotina progressista, mundana e degradante, ao ponto dos padres, frades e freiras, irem deixando de usar hábitos e vestes religiosos, desleixando gravemente a sua vida de piedade, as suas orações e meditações, a começar pelo Ofício Divino e a acabar pelo Terço do Rosário!

5. À péssima maneira protestante (salvo raras excepções), começaram também a interpretar mal, e cada qual à sua maneira, as Sagradas Escrituras, nomeadamente o Santo Evangelho, assim como a Doutrina da Igreja, a Sagrada Tradição, os Documentos conciliares, as Encíclicas papais e o Magistério da Igreja!

6. Consequentemente, começaram a duvidar de alguns Dogmas católicos (quando não a negá-los!), nomeadamente o da Infalibilidade papal, o da existência do Inferno e dos Demónios, os Dogmas Marianos, e até mesmo, em parte, o da Confissão Sacramental e o da Presença real e substancial de Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia, etc/etc!

7. Por outro lado, os católicos em geral, a começar por muito padres, teólogos e religiosos, começaram a pôr em dúvida a infinita e perfeitíssima Justiça Divina, ao ponto de acreditarem e ensinarem que Deus seria incapaz de permitir a condenação de almas ímpias a penas eternas (ao Inferno perpétuo), mesmo das mais sacrílegas e impenitentes, sob o falso pretexto de Deus ser "só" Amor, apenas infinitamente Bondoso e Misericordioso, perdoando assim previamente todos os pecados e delitos, mesmo os mais graves e horrorosos, sem o devido arrependimento e emenda de vida; isto é, a pretexto de haver "incompatibilidade" entre ambos esses Atributos divinos, aparentemente antagónicos!

8. E assim mesmo, principalmente a Doutrina do Antigo Testamento, ou seja, grande parte da Divina Revelação anterior a Jesus Cristo, seria simbólica ou exagerada, alegórica ou deturpada, em especial tudo o que se refere a um Deus aparentemente "justiceiro, iracundo, vingativo"!

9. A pouco e pouco, o mesmo raciocínio dissidente, distorcido e degenerativo, foi-se estendendo aos próprios santos Evangelhos (a Palavra directa de Deus Vivo e Pessoal!), assim como, ainda com mais permissividade e abuso, às Epístolas de S. Paulo e ao Apocalipse, aproveitando e adaptando apenas o que interessa!

10. E por aí adiante, qual incêndio medonho numa grande floresta, até aos nossos dias, em dois milénios de Cristianismo, e actualmente mais do que nunca!
Uma lástima e um regabofe sem freio nem medida, talvez ainda mais iníquos e nocivos do que a reforma protestante!

11. E nos próprios Seminários, assim como nos Institutos religiosos e Ordens monásticas, abundam maus ou medíocres membros eclesiais, tais como padres, religiosos, professores, formadores, directores, reitores, madres, provinciais, etc!

12. E também porque, tragicamente, algumas vezes o mau exemplo vem ainda mais de cima, ou seja, da parte de certos bispos (sem o mínimo perfil para prelados), quer pela sua tibieza e negligência, quer pela sua leviandade e permissividade, quer pelo seu progressismo e relativismo, por vezes alucinantes e escandalosos!

13. E ainda nas Universidades e nas Paróquias há tantos clérigos e religiosos laxistas e modernistas, dissidentes e relativistas, por vezes mesmo rebeldes e heréticos, assim como em escolas particulares e públicas, ou como professores de EMRC, e finalmente em várias Instituições de solidariedade social, em que se pratica quase tudo menos Caridade cristã, educação moral e religiosa, virtudes e boas obras em geral!

14. Enfim, é esta a pobre e conturbada Igreja católica que temos, e se calhar que merecemos, pois todos nós (eu também, infelizmente e apesar de tudo!) temos sido muito pecadores e laxistas, muito mornos e egoístas, muito rebeldes e hedonistas!
E se não fosse a promessa de N. S. Jesus Cristo (em que acredito firmemente, graças a Deus!), de que, contra ventos e marés, a Igreja prevaleceria contra as portas do Inferno, contra Satanás, até ao fim do mundo, eu mesmo também já teria perdido a Fé ou o juízo, tal como infelizmente vai acontecendo com a maioria dos "cristãos", muitos deles já incrédulos, pagãos ou ateus!

15. Por tudo isso e muito pior ainda, atrevo-me a declarar, alto e bom som (apesar de ser ainda muito pecador):
A Igreja Católica precisa hoje, mais do que nunca, de santos Sacerdotes e Religiosos, de santos Bispos e Cardeais, muito mais em qualidade do que em quantidade, cem por cento unidos ao Santo Padre e à Doutrina Oficial da Igreja, aos Dogmas católicos e a todas as Virtudes Cristãs, a todo o custo, contra todo o pecado, contra o Inferno e Satanás!

Toda a Igreja Católica precisa urgentemente, ainda mais do que Missionários "ad gentes" (para anunciarem o Evangelho aos pagãos de sempre), de novos e santos Evangelizadores, que recristianizem exemplarmente os países ditos civilizados/progressistas, nomeadamente

Levemos, pois, mormente através das novas tecnologias (que tantos aproveitam para o pecado e para o mal!), a Nova Evangelização, tão profeticamente e insistentemente sugerida e solicitada por João Paulo II e por Bento XVI, a todos os povos histórica ou pretensamente de civilização cristã.

E não confundamos nova Evangelização com nova Missionação, pois creio serem coisas (Missões) substancialmente diferentes, sob pena de tudo ficar na mesma ou ainda pior, tal como na política de cada governo (geralmente pior que o anterior, apesar de prometerem mundos e fundos), visto que se tem falado mais de novos Missionários do que de novos Evangelizadores, quanto a mim abusiva e erroneamente, sendo estes bem mais necessários e urgentes...
+ Ad maiorem Dei Gloriam !

Sem comentários:

Enviar um comentário