sábado, 19 de junho de 2010

Pérolas soltas de Saramago, "extremista e populista".


O diário da Santa Sé publica um obituário intitulado “A (presumível) omnipotência do narrador”, assinado por Claudio Toscani
.
“Foi um homem e um intelectual de nenhuma admissão metafísica, ancorado até ao final numa confiança arbitrária no materialismo histórico, aliás marxismo” (...)Colocado lucidamente entre o joio no evangélico campo de trigo, declara-se sem sono pelo pensamento das cruzadas ou da Inquisição, esquecendo a memória do ‘gulag’, das purgas, dos genocídios, dos ‘samizdat’ culturais e religiosos”.
O texto passa em revista a produção literária do escritor português, qualificando o romance “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” (1991) de “obra irreverente” que constitui um “desafio à memória do cristianismo”.

“Relativamente à religião, atada como esteve sempre a sua mente por uma destabilizadora intenção de tornar banal o sagrado e por um materialismo libertário que quanto mais avançava nos anos mais se radicalizava, Saramago não se deixou nunca abandonar por uma incómoda simplicidade teológica (...). Um populista extremista como ele, que tomou a seu cargo o porquê do mal do mundo, deveria ter abordado em primeiro lugar o problema das erróneas estruturas humanas, das histórico-políticas às socio-económicas, em vez de saltar para o plano metafísico”.

O artigo afirma que Saramago não devia ter “culpado, sobretudo demasiado comodamente e longe de qualquer outra consideração, um Deus no qual nunca acreditou, através da sua omnipotência, da sua omnisciência, da sua omniclarividência”.



Via Público

Pérolas da erva-daninha da literatura, recém-falecida:

"A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!” (Agora que O viu face-a-face, pelo menos nos momentos terríveis que se seguiram à morte, durante o juízo particular, será que teve a coragem de Lhe chamar esses nomes? Ou curvou-se e escondeu a cara envergonhado e vendo o Inferno a abrir-se para o receber?)

“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!” (Aleluia irmãos! O Iluminado  falou! Foi preciso vir o traidor da Pátria para perceber que estamos a ser enganados há milénios!)

“O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus”. (É engraçado ver como os inimigos da Igreja se juntam todos quando se trata de atacar o Corpo Místico de Cristo).

 "No Catolicismo os pecados são castigados com o inferno eterno. Isto é completamente idiota!”. (Esta frase deve ter ecoado por aqueles ouvidos no momento em que lá chegou...)

“Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer” (Viva o Comunismo! Nós humanos somos muito mais imperfeitos no sentido de Justiça. Se este desprezo pela misericórdia divina o acompanhou mesmo até ao fim...estará a tostar num abismo infernal agora e para todo o sempre...)

“Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?” (E "descanso" eterno para ele? E as homenagens terrenas, exageradas e idiotas para alguém que se condenou por burrice? Tem algum sentido? Nem ele tinha sentido...agora talvez lhe dê algum à sua vida que desperdiçou... mas tarde demais...)

“Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca”. (Gostava de ver a cara do raivoso quando se confrontou face-a-face com o Altíssimo! Neste momento já percebeu que Deus não está (só) nas nossas cabeças, mas está também num sítio onde provavelmente ele nunca alcançará. Neste momento já amaldiçoou a vida que levou na Terra, sofrendo terrivelmente as consequências disso... Longe do mundo, onde as homenagens se sucedem, no lugar do choro e ranger de dentes, de nada lhe valem agora a fama e o proveito que tirou das suas obras imundas).



Para o asqueroso escritor, a esperança acabou ontem, ao mesmo tempo que a vida eterna começou...talvez não da melhor maneira...


Lamento o Luto Nacional.
Lamento a Bandeira Nacional em cima do caixão (porque não a foice e o martelo?).
Lamento as bandeiras a meia-haste.
Lamento as declarações de alguns membros do clero português.
Lamento os exagerados enaltecimentos ao finado.
Lamento o transporte do corpo para Portugal num avião do Estado, do país que renegou.
Lamento a hipocrisia desta gente que gosta de ficar bem na fotografia e ir prestar homenagens a um homem que traiu a Pátria, como se de um herói se tratasse.
Lamento , Sr. Saramago, mas acabou o tempo.

9 comentários:

  1. Deus nos livre de gente rancorosa como a que assina o post. São católicos como este João que explicam a existência de cada vez mais Saramagos. Pelos frutos conhecerás a árvore...

    ResponderEliminar
  2. Traidor da Pátria? Olha, este "traidor" sempre editou os seus livros primeiro em português, e pagou os seus impostos em Lisboa até ao dia da sua morte. Foi sempre uma representação do nosso país lá fora, e odiado pela "Igreja" só por não acreditar num livro escrito por seres humanos... Você mancha a obra toda e a vida de Saramago só porque ele criticava a sua religião... Deixe lá o homem em paz.

    ResponderEliminar
  3. Antes de eu manchar a "obra" do herege comunista agora finado, manchou ele (ou tentou, em vão, claro) uma coisa infinitamente mais pura e imaculada: A Santa Igreja de Deus.

    Eu deixo-o em paz, duvidando muito que ele a esteja a ter no além-túmulo...está, certamente, a ter o que mereceu, mediante a Justiça infinita do Justíssimo Juiz dos vivos e dos mortos.

    Quanto toda a obra dele (que neste momento vale-lhe de muito pouco ou nada), na minha opinião dava uma bela fogueira para aquecer os dias frios de Inverno.

    ResponderEliminar
  4. Você é o perfeito exemplo de intolerância, negando todos os princípios básicos da religião que tão exaltadamente diz professar.

    Além disso é mal educado, deselegante e mentiroso.

    Faço votos que tenham mais respeito por si na hora da sua morte, pois até os idiotas merecem
    pelo menos o silêncio na hora da despedida.

    Lamento a sua burrice,
    Lamento a sua ignorância,
    Lamento o seu fundamentalismo,
    Lamento a sua estreiteza de ideias,
    Lamento a sua falta de educação.

    ResponderEliminar
  5. Gentinha malcriada, intolerante, totalitária e sem um pingo de humanidade a falar do alto da sua apregoada superioridade (i)moral..

    Faz muita confusão ver que este espírito de Inquisição ainda persiste no século XXI. Dá medo pensar o que esta gente faria se tivesse um bocadinho de poder. E ainda falam dos fundamentalistas islâmicos...

    ResponderEliminar
  6. Pois é, amigo João, deixemos o Saramago porque ele já deixou o mundo. Onde está ele agora é problema dele. Para mim ele também foi um traidor da pátria, mas já não temos mais de levar com ele.
    Em relação aos fazedores de opinião que por cá deixaram os seus comentários, está mais que visto para que equipa eles jogam... e, sendo assim, não vale a pena discutir com eles. Gente que não percebe aquilo que afirma, atrevendo-se a falar de "todos os princípios básicos da religião" (desculpa?) ou então do "espírito de Inquisição" (certamente que as bruxas que matavam pessoas fazem falta), enfim, dá-me é vontade de rir. Pode ser que um dia abram os olhos para depois engolirem o que hoje afirmam, se é que esse dia chega...

    ResponderEliminar
  7. Pode publicar sim, prezado João.
    Ainda bem que no Vaticano não ficaram com aquelas hipócritas condolências aos amigos do finado.

    ResponderEliminar
  8. É de lamentar este tipo de blogs que em nada contribuem para a cultura nacional. São necessários mais blogs que falem de literatura, de música, de ciência, de história; em vez de blogs destes dedicados à mitologia e superstição.
    Falta cultura em Portugal.
    Cumprimentos,
    JF

    ResponderEliminar