sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MEDITAÇÕES DE ADVENTO: Nossa Senhora, a Mãe de Misericórdia

[nsra-trabalho.jpg]

Como a potente Virgem Maria foi elevada à dignidade de Mãe do Rei dos Reis, justamente a Santa Igreja A honra e quer que seja honrada por todos com o título glorioso de Rainha.

"Se o Filho é Rei – diz Santo Atanásio– justamente a Mãe deve ser considerada e chamada Rainha".

São Bernardino de Siena acrescenta: "mereceu ser proclamada Rainha do mundo e de todas as criaturas do momento em que consentiu de transformar-se na Mãe do Verbo Eterno".

Santo Arnoldo abate acrescenta: "Se o corpo de Maria não foi separado daquele de Jesus, como é possível que a Mãe venha separada do Reino do Filho?".

Pode então declarar-se que a glória do Reino não é só comum entre a Mãe e o Filho, mas é a mesma. Se Jesus é Rei do Universo, Maria também é a Rainha do Universo. "Constituída Rainha, com plenos direitos possui o Reino do Filho". "Daí – como afirma São Bernardino de Siena – as criaturas que obedecem a Deus devem igualmente obedecer a Maria. Com efeito os Anjos, os homens e todas as coisas que estão no Céu e na Terra, sendo sujeito à soberania de Deus, estão também sujeitas à autoridade da Virgem".

O abate Guerrico, falando à Mãe Divina, diz: "Prossegues, oh Maria, continuas segura a dominar, dispõe como queres dos bens do Teu Filho, porque sendo Mãe e Esposa do Rei do mundo, és Tu que reinas e dominas como Rainha acima de todas as criaturas".

Maria é Rainha, mas todos saibam, para a vossa consolação, que é uma Rainha doce, compreensiva, dedicada ao bem de nós miseráveis. Por isso a Santa Igreja quer que com esta oração A chamemos: Rainha da Misericórdia.

(...)

Como poderá Deus não satisfazer Maria, se A ama imensamente. No momento em que Ela O suplica no nome daqueles que pedem graças e Lhe diz: "Meu Rei e Deus, se encontrei graça em frente a Ti – a Divina Mãe sabe bem que foi a Beata. Só Ela, entre todos os homens, encontrou a graça perdida dos homens; sabe bem que é a preferida do Seu Senhor, a mais amada de todos os Santos e Anjos juntos – doa-me, Senhor, estes pecadores para os quais Te suplico".

É possível que Deus não A satisfaça? Quem não conhece a força que têm as orações de Maria a Deus? "E sobre a sua língua existe doutrina de bondade". Cada oração sua passa a ser uma lei estabelecida do Senhor; que se use misericórdia a todos aqueles pelos quais Maria intercede.

Pergunta São Bernardo: "Porque a Igreja chama Maria "Rainha de Misericórdia?" E responde: "Porque nós cremos que Ela abra a Misericórdia de Deus a quem quiser, quando quiser e como quiser. Assim não existem pecadores, por quanto seja enorme a quantidade dos seus pecados, que se percam se Maria os protege".

Temos razão em ter medo que Maria negue de implorar graças a alguns pecadores, porque o vê cheio de pecados? Ou talvez nos amedrontamos vendo a Majestade e a Santidade desta grande Rainha? "Não – diz São Gregório – quanto mais Ela é alta e santa, tanto é mais doce e piedosa com os pecadores que querem converter-se e A invocam". Os Reis e as rainhas que ostentam grandes solenidades inspiram terror, tanto que os seus súbditos temem ir à presença deles. "Mas – diz São Bernardo – que temor podem ter os miseráveis em recorrer à Rainha de Misericórdia que não se manifesta terrível ou austera a quem a suplica, ao contrário, se demonstra toda doçura e cortesia?"

(...)

Devemos recorrer, sempre, aos pés da nossa dulcíssima Rainha, se queremos nos salvar com certeza. Se nos amedronta e nos desencoraja ver os nossos pecados, devemos pensar que Maria foi feita Rainha de Misericórdia justamente para salvar com a Sua protecção, os maiores e os mais desesperados pecadores que se recomendam a Ela. Estes devem ser a Sua coroa, segundo aquilo que Lhe disse o Seu Esposo Divino: "Vens comigo do Líbano, o Minha Esposa, vens do Libano, vens! Serás coroada... das tocas do leões, dos montes dos leopardos". Quem são estas covas de monstros, se não os míseros pecadores, cuja almas se transformam em tocas de pecados, monstros horríveis, os mais deformantes que se possam encontrar? Acrescenta o abate Roberto: "Oh potente Rainha Maria, no Paraíso serás coroada justamente Rainha destes miseráveis pecadores que foram salvados pela Tua intercessão. A salvação deles será a Tua coroa, diadema bem merecido e digno da Rainha da Misericórdia".

Fonte "As glórias de Maria"

Sem comentários:

Enviar um comentário