sábado, 4 de dezembro de 2010

Salvé, Rainha de Portugal!

"[confirmo] (...) A Bem Aventurada Virgem Maria, sob a invocação da Santíssima Conceição, como particular, única e singular Advogada e Protectora do Reino de Portugal”.
(Papa Clemente X, 1670)


"Assentamos de tomar por padroeira de Nossos Reinos e Senhorios, a Santíssima Virgem, Nossa Senhora da Conceição na forma dos Breves do Santo Padre Urbano 8º, obrigando-me a aceitar a confirmação da Santa Sé Apostólica e lhe ofereço em meu nome e do príncipe D. Theodósio, e de todos os meus descendentes, sucessores, Reinos, Senhorios e Vassalos a Sua Santa Caza da Conceição sita em Vila Viçosa (...).

Esperando com grande confiança na infinita Misericórdia de Nosso Senhor, por meio desta Senhora Padroeira e protectora dos nossos Reinos e Senhorios, de quem por honra nossa nos confessamos e reconhecemos Vassalos e Tributários, nos ampare e defenda dos nossos inimigos, para glória de Cristo, nosso Deus, e exaltação da nossa Fé Católica Romana, conversão das gentes e redução dos hereges. (...)"

(...) Se alguma pessoa intentar contra esta nossa promessa, juramento e vassalagem, por este mesmo efeito, sendo vassalo, o havemos por não natural e queremos que seja logo lançado fora do Reino; se fôr Rei, haja a sua e nossa maldição e não se conte entre nossos descendentes, esperando que pelo mesmo Deus que nos deu o Reino e subiu à dignidade real, seja dela abatido e despojado. Para que em todo o tempo haja a certeza desta nossa Eleição, promessa e juramento, firmada e estabelecida em Cortes, mandamos fazer dela três autos públicos, um que vai ser levado de imediato à Corte de Roma para se expedir a confirmação da Santa Sé Apostólica, outro que se juntará a esta confirmação, e o terceiro com cópia se guarde no Cartório da Caza de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e na nossa Torre do Tombo."

Lisboa, aos 25 de Março de 1646;
Baltazar Roiz Coelho, o fez;
Pedro Vieira da Silva, o escreveu.

(D. João IV; Rei de Portugal, Decreto de 25 de Março de 1646, perante toda a corte)

1 comentário:

  1. As pessoas estão esquecidas dessa consagração, quando o rei escreve "e de todos os meus descendentes, sucessores" isto inclui essa geração! Portugal é consagrado a Rainha da Santissima Conceição! Temo esta frase "se fôr Rei, haja a sua e nossa maldição" no caso Rei, actualmente é a autoridade maxima do Estado,logo o senhor primeiro ministro, abortista e gaysista! por isso "haja a sua e nossa maldição", o que está acontecendo agora... porém sabemos que no fim, essa é a nossa esperança, o Imaculado Coração de Maria triunfará!

    ResponderEliminar