sexta-feira, 1 de abril de 2011

SALMOS PENITENCIAIS - Salmo 101

Senhor, ouvi a minha oração,
e chegue até Vós o meu clamor.
Não oculteis de mim a Vossa face na minha angústia.
Inclinai para mim o Vosso ouvido.

Quando Vos invocar, acudi-me prontamente,
porque meus dias se dissipam como a fumaça,
e como um tição consomem-se os meus ossos.

A queimar como erva, o meu coração murcha,
até me esqueço de comer o meu pão.
A violência dos meus gemidos faz com que se me peguem à pele os ossos.
Assemelho-me ao pelicano do deserto, sou como a coruja nas ruínas.

Perdi o sono e gemo, como pássaro solitário no telhado.
Insultam-me continuamente os inimigos, na sua ira atiram-me imprecações.

Como cinza do mesmo modo que pão,
lágrimas misturam-se à minha bebida,

devido à Vossa cólera indignada,
pois me tomastes para me lançar ao longe.

Os meus dias se esvaecem como a sombra da noite
e vou murchando como a relva.

Vós, porém, Senhor, sois eterno,
e o Vosso nome subsiste em todas as gerações.
Levantai-Vos, pois, e sede propício a Sião;
é tempo de compadecer-Vos dela, chegou a hora.

Porque os Vossos servos têm amor aos seus escombros
e condoem-se de suas ruínas.

E as nações pagãs reverenciarão o Vosso nome,
Senhor, e os reis da terra prestarão homenagens à Vossa glória.

Quando o Senhor tiver reconstruído Sião,
e aparecer na Sua glória,
quando ele aceitar a oração dos desvalidos
e não mais rejeitar as suas súplicas,

Escrevam-se estes factos para a geração futura,
e louve o Senhor o povo que há de vir,
porque o Senhor olhou do alto do Seu santuário,
do Céu Ele contemplou a terra;

Para escutar os gemidos dos cativos,
para livrar da morte os condenados;
para que seja aclamado em Sião o nome do Senhor,

E em Jerusalém o Seu louvor,
no dia em que se hão de reunir os povos,
e os reinos para servir o Senhor.

Deus esgotou-me as forças no meio do caminho, abreviou-me os dias.
Meu Deus, peço, não me leveis no meio da minha vida, Vós, cujos anos são eternos.

No início criastes a terra, e o céu é obra das Vossas mãos.
Um e outro passarão, enquanto vós ficareis.
Tudo se acaba pelo uso como um traje.
Como uma veste, Vós os substituís e eles hão de desaparecer.

Mas Vós permaneceis o mesmo e os Vossos anos não têm fim.
Os filhos dos Vossos servos habitarão seguros,
e a sua posteridade se perpetuará diante de Vós.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre,
pelos séculos dos séculos.
Amén.

Sem comentários:

Enviar um comentário