domingo, 10 de julho de 2011

A Eucaristia e o Sacerdote estão inseparavelmente unidos


Cada vez que celebra o Sacrifício divino, depois de ter consagrado o pão e o vinho, para que sejam o Corpo e o Sangue de Cristo, o sacerdote exclama: "Mistério da fé!". Trata-se de uma maravilha que suscita a adoração, embora para os olhos terrestres nada pareça ter mudado. Pronunciando ou ouvindo as palavras: "Mistério da fé", o sacerdote compreende melhor que este grito da fé o impele rumo a um mundo em que Cristo realiza maravilhas e sente com urgência em si a improrrogabilidade missionária de espalhar o seu Reino em toda a parte.

Ele recebe uma nova luz sobre a sua missão presbiteral, que lhe foi confiada, e sobre o papel que ele mesmo deve assumir, a fim de que o poder da Eucaristia possa produzir todos os seus efeitos em cada existência humana.

A Missa é o memorial do sacrifício da cruz: "A Igreja vive continuamente do sacrifício redentor, e tem acesso a ele não só através de uma lembrança cheia de fé, mas também com um contacto actual, porque este sacrifício volta a estar presente, perpetuando-se, sacramentalmente, em cada comunidade que o oferece pela mão do ministro consagrado. Deste modo, a Eucaristia aplica aos homens de hoje a reconciliação obtida de uma vez para sempre por Cristo para a humanidade de todos os tempos. Com efeito, 'o sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício'. "


Sem comentários:

Enviar um comentário