quarta-feira, 27 de julho de 2011

O princípio do fim da comunhão na mão


“Queremos viver este momento em comunhão com a Igreja universal, presidida na caridade por Sua Santidade, o Papa Bento XVI. Por esta razão, chamamos a atenção agora sobre o modo de receber a Sagrada Comunhão. (…) Os fiéis que, depois de ter confessado, se encontram actualmente em estado de graça e que, então, apenas eles, podem receber o Santíssimo Corpo do Senhor, se aproximarão do ministro que lhes estiver mais próximo. A Comunhão, segundo as disposições universais vigentes, será distribuída exclusivamente na língua, a fim de evitar profanações mas sobretudo de educar a se ter uma sempre maior e mais alta consideração para com o Santo Mistério que é a Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não será permitido a ninguém receber a Comunhão nas suas próprias mãos. Após ter feito a devida reverência, adoremos a Hóstia que então é apoiada sobre a língua. Aos que não estão impedidos por motivos de espaço ou de saúde, a Comunhão pode ser recebida também de joelhos“.

(Estas palavras foram anunciadas logo no início da celebração da Santa Missa celebrada pelo Papa Bento XVI em San Marino, a 19 de Junho de 2011.)

3 comentários:

  1. Este artigo de onde foi retirado, também tem uma resposta assim:
    "
    joaquim disse...
    A mIssa foi celebrada no Rito Antigo pelo que a Comunhão só poderia ser dada na língua, conforme as normas.

    "Em 15 de junho, um católico de Munique encaminhou uma pergunta à Comissão pontifícia ‘Ecclesia Dei’, responsável pelos católicos tradicionais.

    Essa indagação diz respeito à forma de dar da Comunhão no Rito Antigo:

    “É permitido dar a Comunhão na mão, se o fiel assim o solicitar, na forma extraordinária do rito romano?” – dizia a indagação.

    A Comissão respondeu por carta em 21 de junho.

    A carta é assinada com letra de máquina de escrever pelo “Secretariado da Comissão Pontifícia ‘Ecclesia Dei’“.

    Eis o texto:

    “Relativamente a sua carta com data do último (sic) dia 15 de junho, essa Comissão Pontifícia gostaria de salientar que a celebração da Santa Missa na forma extraordinária do rito romano prevê a recepção da Comunhão de joelhos, na qual a Sagrada Hóstia é colocada diretamente sobre a língua do fiel comungante.

    Nessa forma da Santa Missa não está prevista a distribuição da Sagrada Comunhão na (sic) mão”.

    É portanto uma norma que faz parte desse Rito de celebração da Santa Missa salvo melhor opinião.

    Quanto à comunhão na mão, é prefitamente legitima como nos diz o Secretariado Nacional de Liturgia, chamando a atenção para diversos pormenores, que são "por maiores".

    Em 10 de Outubro de 1975, a Conferência Episcopal Portuguesa obteve licença para os fiéis de Portugal poderem comungar na mão. O texto respectivo é acompanhado das seguintes normas:

    a) A introdução do rito da comunhão na mão deve ser precedida de uma catequese oportuna, capaz de renovar o espírito de fé na Eucaristia, que se há-de manifestar até na maneira de os fiéis aceitarem em suas próprias mãos o Corpo do Senhor.

    b) Esta maneira de comungar não deve ser imposta aos fiéis, pois a eles se deve deixar a escolha sobre a forma de receber a Eucaristia. Deste modo, não será de estranhar que, numa mesma celebração, haja quem receba a sagrada partícula na língua e quem a receba na mão. O ministro que distribui a comunhão nunca deve impor os seus gostos e preferências, nem substituir-se à vontade livre dos comungantes.

    c) Quanto à comunhão na mão, pastores e fiéis devem preocupar-se em realizar o gesto de maneira digna e significativa. Para tanto, e segundo a antiga tradição, o ministro colocará o Pão consagrado na mão do fiel, o qual comungará antes de regressar ao seu lugar, por não parecer conveniente que o faça enquanto caminha, devendo ter ainda todo o cuidado com os fragmentos que eventualmente se desprendam (Nota pastoral do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa: Lumen, 1975, p. 460: EDREL 2823).

    Um abraço amigo em Cristo"


    Eu acrescento apenas:

    Não coloquem Jesus tão lonje. Ele quer fazer-se próximo de cada um de nós... caso não saiba, também a Sagrada Particula recebida na lingua, pode ser profanada, depende da intenção de quem se aproxima da Sagrada comunhão.

    A Paz de Cristo.

    ResponderEliminar
  2. Olha Filha de Maria.

    Independentemente de ser - infelizmente - possível comungar na mão, não defendo essa (má) prática, portanto, tenho o direito de publicar e seleccionar apenas aquilo que defendo.

    Obrigado pelo comentário. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Respeito aquilo de que gosta vs não gosta, mas como crente na fé católica, temos o dever de ser fiéis á verticalidade da Santa Madre Igreja.

    Expressar a sua opinião é uma coisa, fazer dela "lei", é outra.

    Aconselho-o a rezar e a oferecer sacrificios, por esta forma de receber N. Senhor, que vc não gosta.

    Abraço na Paz de Cristo.

    Eu, recebo N. Senhor na minha mão e naquele momento olho-O; amo-O e adoro-O... é um momento único, que não lhe sei descrever. Vejo JESUS, assim muito próximo de cada um de nós... Caminhando ao nosso lado, deixando-SE tocar por nós... certamente não entenderá! Não creio que hoje, JESUS esteja mais distante de cada pecador, do que há 2.000 anos.

    Gosto do seu blog!

    ResponderEliminar