quarta-feira, 6 de julho de 2011

* Santa Maria Goretti, virgem e mártir *


6 DE JULHO

"O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo. Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito.Fugi da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo; mas o que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus? Não pertenceis a vós mesmos, porque fostes resgatados por grande preço: glorificai a Deus no vosso corpo."


* * *

Maria Goretti morreu mártir aos 12 anos de idade, em 1902. Nasceu a 16 de Outubro de 1890 em Corinaldo da Itália. O seu martírio foi uma lição de pureza.

No dia 06 de Julho de 1902, Maria Goretti estava sentada no degrau da sacada da sua casa a remendar uma camisa. Esta criança, de rara beleza física, porém de colossal maravilha interior, pureza, rectidão e submissão a Cristo, totalmente inocente, foi tomada pelas mãos de Alexandre Serenelli - filho de um dos sócios do pai de Maria Goretti, Luigi Goretti - que, asfixiando esta católica pura, levou-a para dentro de casa e começou a rasgar as suas roupas para estuprá-la. Santa Maria Goretti resistia e gritou: "Prefiro morrer do que perder a virgindade!". Foi quando este homem covarde a esfaqueou.

Maria Goretti foi levada ao hospital ainda com vida, e antes de morrer, afirmou de forma absolutamente heróica que perdoava ao seu assassino. Porém, algo ainda mais grandioso e cristão aconteceria.

Alexandre Serenelli foi preso e sentenciado à 38 anos de prisão. Na cadeia, por um desígnio insondabilíssimo da Providência, este homem recebeu uma visão beatífica; viu Santa Maria Goretti na glória divina, ornada da luz divina, a apanhar flores que e entregou ao seu assassino, enquanto este lhe pedia repetidas vezes perdão pelo que fez.

Naquele momento, este homem arrependeu-se dos seus pecados e assumiu a disciplina católica como regra de vida e no Natal de 1937, Alexandre e a mãe de Maria Goretti, a distintíssima Sra. Assunta Carlini, receberam lado a lado a Santíssima Comunhão.

Maria Goretti foi canonizada em 1950, por Sua Santidade o Papa Pio XII e Alexandre esteve presente na cerimónia.

Mais pormenores sobre a vida desta santa menina,


* * *

SANTA MARIA GORETTI,
ROGAI POR NÓS!

1 comentário:

  1. Mais uma vez, obrigada por nos presentear com belos textos informativos acerca dos Queridos e Amados Santos, que tanto auxilio nos dão e tanto pedem por nós. Deus o abençoe.

    ResponderEliminar