segunda-feira, 4 de julho de 2011

* RAINHA SANTA ISABEL DE PORTUGAL *


4 DE JULHO

"Santa Isabel, mãe da paz e da pátria!
Vós que triunfais com Cristo nos Céus, dai-nos a paz."

Ó serva de Deus preclara,
Tua oferta foi aceite,
Pois, como a virgem prudente,
Tinhas sempre, diligente,
Cheia a lâmpada de azeite.

O odor de Cristo exalando,
Por onde quer que passavas
Fazia-se a noite dia,
E era oiro e pedraria
Cada acção que praticavas.

O exemplo da tua vida
Em tudo foi exemplar,
Pois que na seara divina,
Como a Rute peregrina,
Bem soubeste respigar.

Escolhendo Jesus Cristo
Como único Senhor,
Tudo por Ele deixaste
E o coração lhe entregaste,
Consagrada ao seu amor.

Ó Jesus, Filho da Virgem,
Ó Maria, Virgem-Mãe,
E tu, eleita de Deus,
Que já reinas lá nos Céus,
Vinde em nosso auxílio.
Ámen.


* * *

Santa Isabel de Portugal nasceu em 11 de Fevereiro de 1270, em Saragoça - Espanha; era filha de Pedro III, rei de Aragão. Recebeu o seu nome em homenagem à sua tia, Santa Isabel da Hungria, canonizada anos antes, e de quem se esperava que Isabel herdasse a bondade e a santidade. Aos 12 anos casou-se com o Rei Dinis, de Portugal.

Educada no seio de uma família religiosa, a Rainha Santa Isabel observava com rigor os jejuns recomendados pela Igreja e, durante a Semana Santa, fazia obras de extrema piedade e devoção. Colaborou para implantar em Portugal a devoção a Nossa Senhora da Conceição, a quem recorreu pedindo auxílio para impedir uma guerra civil, liderada por seu filho Afonso, em rebelião aberta contra o pai.Dotava os conventos do reino com muitas esmolas, principalmente o de Santa Clara de Coimbra.

Mandou construir um hospício para os pobres em Coimbra, um hospital para crianças doentes e enjeitadas em Santarém e uma casa para recolhimento e regeneração das mulheres perdidas de Coimbra. Recebia em palácio jovens pobres e alimentava-os, dando-lhes dinheiro e condições para que se casassem.

O Rei Dinis adoeceu em 1324 e foi cuidado por sua esposa pessoalmente até a morte, em 7 de Janeiro de 1325. Após o enterro do marido, a Rainha Isabel fixa residência em Coimbra e toma o hábito da Ordem de Santa Clara.Em Junho de 1336, resolve partir para Estremoz, a fim de encontrar seu filho o Rei Afonso IV, em guerra com seu neto Afonso IX, rei de Castela. É desaconselhada da viagem devido à longa distância, ao calor e à sua idade, mas a empreende. Chega doente à fortaleza de Estremoz; logo lhe aparece uma pústula no braço que lhe causa febres. Morreu, rezando, na noite de 4 de Julho, após receber os últimos sacramentos.

Contra a vontade da corte, seu filho realiza-lhe o desejo de ser enterrada no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Devido aos inúmeros milagres ocorridos após a morte de Santa Isabel, o Rei Manuel I pede a sua beatificação, e o Papa Leão X, em 1516, declara-a Bem-aventurada, dando permissão para a celebração de sua festa na diocese de Coimbra.

Em 1556, em virtude de outros milagres atribuídos à Rainha, o culto estende-se por todo o reino de Portugal. Em 1560, Ana de Meneses, abadessa do Mosteiro de Santa Clara, funda a Confraria da Rainha Santa. O Papa Gregório XIII, em 1581, concede diversas graças e indulgências aos associados desta confraria.

Em 1612, uma comissão vem de Roma a Coimbra para dar início ao processo de canonização da Rainha.

Na sequência de uma enchente do Rio Mondego, a comunidade de religiosas foi abrigada num novo Mosteiro (onde se encontra o actual) e trasladaram os restos mortais de Santa Isabel.

Abriram-lhe então o túmulo, 276 anos após a sua morte e descobriram a sua urna intacta. Esta foi levada em procissão para o novo Mosteiro. Ao abrirem a urna, constatou-se que o seu corpo estava incorrupto e exalava um aroma suave.

No dia 25 de Maio de 1625, festa da Santíssima Trindade, o Papa Urbano VIII canoniza a Rainha Santa Isabel.

* * *
Ainda hoje o seu corpo se encontra incorrupto, apenas com a pele ligeiramente seca, no Mosteiro de Santa Clara em Coimbra:

Aspecto geral do Mosteiro onde se encontra o corpo da Rainha Santa Isabel.

* * *

Porta de entrada do Mosteiro de Santa Clara.

* * *

Imagem de Santa Isabel, no exterior do Mosteiro, com o olhar sobre a cidade de Coimbra.


* * *

RAINHA SANTA ISABEL DE PORTUGAL, ROGAI POR NÓS, PELA NOSSA PÁTRIA E PELO MUNDO INTEIRO!


2 comentários:

  1. Lindas fotos e ótimo texto.

    Parabéns!!!!!!

    Abraço da Terra de Santa Cruz
    Rafael

    PS: Desta postagem, eu soube antes :)

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo João, é com grande alegria que leio este texto sobre Santa Isabel! Que grande santa! Infelizmente ela é pouco conhecida no Brasil!
    Que Santa Isabel me ajude a me casar, como ela ajudou a tantas outras pessoas necessitadas.

    ResponderEliminar