sexta-feira, 13 de março de 2009

O Santíssimo Sacramento

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos deu início, nesta quarta-feira, 11, na Sala Bolonha do Vaticano, à assembleia plenária, dedicada ao aprofundamento da Adoração Eucarística.

Em declarações à Rádio Vaticano, o novo prefeito do organismo da Cúria Romana, o Cardeal Antonio Cañizares Llovera, frisou que "o objectivo é a vivência, por toda a Igreja, do espírito da liturgia e eleve efetivamente a Deus esse culto em espírito e verdade, expressado na liturgia e, sobretudo, na Eucaristia".“

"A Igreja é obra de Deus, é ação de Deus, é reconhecimento daquilo que Deus faz em favor dos homens. E a adoração que a liturgia expressa, sobretudo a Eucaristia, é o centro da adoração: é o reconhecimento de Deus, reconhecimento que tudo vem dele, reconhecimento que tudo aquilo que nos pertence deve estar em harmonia com o Senhor”, acrescenta.

Segundo o Cardeal espanhol, "neste momento de forte secularização, no qual se tende a esquecer Deus e a não considerá-Lo importante na vida do homem, é necessário reiterar que a adoração vem em primeiro lugar".

Fonte: Rádio Vaticano

Haverá coisa mais bela que estarmos na presença, frente a frente com o próprio Deus, como que numa antecipação do Céu? Teremos o devido amor à Santíssima Eucaristia? Um momento passado com Nosso Senhor, seja numa adoração eucarística ou simplesmente diante do sacrário, é simplesmente magnífico. Que privilégio o nosso Deus nos deu!

Realmente, é indiscritível a alegria e a sensação de plenitude quando estamos em presença de tão Real Majestade! Com humilde aparência de pão, é na realidade Jesus, o próprio Deus que está ali, presente tão Real e Perfeito como no Céu: em Corpo, Alma e Divindade.

É urgente incentivar às visitas ao Santíssimo Sacramento. Estar diante de Nosso Senhor é de grandessíssima importância para uma vida espiritual saudável de um católico.

É Nosso Senhor! Não é pão! Aparenta ser pão, mas é o Deus vivo!

E quantas profanações se vêem directamente ao corpo de Nosso Senhor. Pior que todos os crimes da Terra juntos, é a profanação do Santíssimo Corpo do Senhor, numa pequenina Hóstia Consagrada!

Será que há o cuidado, hoje em dia nas Missas, de não se perder uma ínfima parte de uma partícula e profanar tão sublime dom?

Em muitos sítios já não se usam patenas para acompanhar o sacerdote na distribuição do Santíssimo Corpo de Cristo, no momento da comunhão. Quantas vezes será maltratado o Corpo de Nosso Senhor?

Já para não falar no infeliz, grosseiro, desrespeituoso, sacrílego e abominável 'costume' de receber Nosso Senhor na mão...

Já para não falar nas indecentes danças, musiquinhas e canções (que nem chegam a ser cânticos) e outras espécies de rebaldarias que se vêem em algumas Missas e adorações eucarísticas, em plena presença Real e Majestosa...

Já para não falar nos textos deprimentes e sentimentalóides que se ouvem em certos sítios, em Missas e adorações.

Não há quem lute contra o nauseante modo de receber a Sagrada Comunhão nas mãos? Não há quem faça reparação diante da Presença Real de Jesus? Não há quem reze pelo que realmente interessa (o bem e a salvação das almas), e deixar o supérfulo e mundano de fora da igreja? Não há quem tenha amor pela música sacra, com cânticos dignos desse nome, que elevem as almas para Deus, e não que as unam umas às outras, presas a sons grotescos e mundanos?

A Sagrada Eucaristia é o tesouro mais precioso da Igreja. É o primeiro meio para a santificação das almas e para a salvação do mundo.

Dos ultrajes, sacrilégios, indeferenças, abusos e desrespeitos pelo Santíssimo Sacramento, libera nos Domine!

Meu Deus, eu creio, adoro espero e amo-Vos!
Peço-vos perdão para os que não crêm, não adoram, não esperam e não vos amam.

Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia,
Fruto do ventre sagrado da Virgem Puríssima Santa Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário