terça-feira, 10 de março de 2009

A Vontade de Deus

Fala-nos São Josemaria, fundador da Obra de Deus (Opus Dei):

"A aceitação rendida da Vontade de Deus traz necessariamente a alegria e a paz; a felicidade na Cruz. - Então se vê que o jugo de Cristo é suave e que o seu peso é leve." (Caminho, nº 758)

"O abandono à Vontade de Deus é o segredo para se feliz na Terra. - Diz pois: meus cibus est ut faciam voluntatem ejus - o meu alimento é fazer a sua Vontade." (Caminho, nº 766)

"Ninguém é feliz na Terra, enquanto não se decidir a não o ser. Este é o caminho: dor, que em cristão se diz Cruz; Vontade de Deus, Amor; felicidade agora e depois, eternamente." (Sulco, nº 52).

"Aceita sem medo a Vontade de Deus; formula sem vacilações o propósito de edificar toda a tua vida com o que nos ensina e exige a nossa fé. Desta maneira tem a certeza que, mesmo com penas, e inclusivamente com calúnias, serás feliz, com uma felicidade que te levará a amar os outros e a fazê-los participar da tua alegria sobrenatural." (Forja, nº 814)

"Vós e eu formamos parte da família de Cristo, porque Ele mesmo nos escolheu antes da criação do mundo, para que sejamos santos e sem mancha na sua presença, pela caridade, tendo-nos predestinado como filhos adoptivos, por Jesus Cristo, para a sua glória, por efeito da sua boa vontade5. Esta eleição gratuita do Senhor em relação a nós marca-nos um fim bem determinado: a santificação pessoal, como nos repete insistentemente S. Paulo: haec est voluntas Dei: sanctificatio vestra, esta é a vontade de Deus: a vossa santificação. Portanto, não o esqueçamos: estamos no redil do Mestre para alcançar esse fim." (Amigos de Deus)

"Diz: Minha Mãe (tua, porque és seu por muitos títulos), que o teu amor me prenda à Cruz do teu Filho; que não me falte a Fé, nem a valentia, nem a audácia, para cumprir a vontade do nosso Jesus." (Caminho, nº 497)

"Não te queres submeter à Vontade de Deus... E, no entanto, acomodas-te à vontade de qualquer pobre criatura." (Caminho, nº 156)

"Jesus sofre para cumprir a Vontade do Pai... E tu, que também queres cumprir a Santíssima Vontade de Deus, seguindo os passos do Mestre, poderás queixar-te se encontrares por companheiro de caminho o sofrimento?" (Caminho, nº 213)

"A santidade consiste precisamente nisto: em lutar por ser fiéis, durante a vida; e em aceitar alegremente a Vontade de Deus, na hora da morte." (Forja, nº 990)



"A Cruz, a Santa Cruz!, pesa. - Por um lado, os meus pecados. Por outro, a triste realidade dos sofrimentos da nossa Mãe, a Igreja; a apatia de tantos católicos que têm um 'querer sem querer'; a separação - por diversos motivos - de seres amados; as doenças e tribulações, alheias e próprias... A cruz, a Santa Cruz!, pesa: Fiat, adimpleatur...! Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente bendita a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas! Amen. Amen." (Forja, nº 769)



"É possível que Cristo leve tantos anos - vinte séculos - actuando na terra, e que o mundo esteja assim? - perguntavas-me. É possível que ainda haja gente que não conheça o Senhor? - insistias. E respondi-te com segurança: - Nós temos a culpa!, nós que fomos chamados a ser co-redentores e, às vezes, - talvez muitas! -, não correspondemos a essa Vontade de Deus." (Forja, nº 55)

"Jesus ora no horto: Pater mi (Mt XXVI, 39), Abba, Pater (Mc XIV, 36)! Deus é meu Pai, ainda que me envie sofrimento. Ama-me com ternura, mesmo quando me bate. Jesus sofre, para cumprir a Vontade do Pai ... E eu, que também quero cumprir a Santíssima Vontade de Deus, seguindo os passos do Mestre, poderei queixar-me, se encontro por companheiro de caminho o sofrimento? Constituirá um sinal certo da minha filiação, porque me trata como ao Seu Divino Filho. E, então, como Ele, poderei gemer e chorar sozinho no meu Getsemani; mas, prostrado por terra, reconhecendo O meu nada, subirá ao Senhor um grito saído do íntimo da minha alma: Pater mi, Abba, Pater, ... fiat!" (Via Sacra)

"Identifica-te com a Vontade de Deus... e assim a contradição não é contradição." (Forja, nº 812)

"Acto de identificação com a vontade de Deus: - Tu o queres, Senhor?... Eu também o quero!" (Caminho, nº 762)

"Estás a sofrer uma grande tribulação? - Tens contrariedades? Diz, muito devagar, como que saboreando, esta oração forte e viril: Faça-se, cumpra-se, seja louvada e eternamente glorificada a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas - Amen. Amen. Eu te asseguro que alcançarás a paz." (Caminho, nº 691)

"Não me afasto da mais rigorosa verdade se vos digo que Jesus continua a buscar pousada no nosso coração. Temos de Lhe pedir perdão pela nossa cegueira pessoal, pela nossa ingratidão. Temos de Lhe pedir a graça de nunca mais Lhe fechar a porta das nossas almas. O Senhor não nos oculta que a obediência rendida à vontade de Deus exige renúncia e entrega, porque o amor não pede direitos: quer servir. Ele percorreu primeiro o caminho.

Jesus, como obedeceste Tu? Usque ad mortem, mortem autem crucis, até à morte e morte de cruz. É preciso sair de nós mesmos, complicar a vida, perdê-la por amor de Deus e das almas... Tu querias viver e que nada te acontecesse; mas Deus quis outra coisa... Existem duas vontades: a tua vontade deve ser corrigida para se identificar com a vontade de Deus, e não a de Deus torcida para se acomodar à tua. Com alegria, tenho visto muitas almas que jogaram a vida - como Tu, Senhor, usque ad mortem! - para cumprir o que a vontade de Deus lhes pedia, dedicando os seus esforços e o seu trabalho profissional ao serviço da Igreja, pelo bem de todos os homens.

Aprendemos a obedecer, aprendemos a servir. Não há maior fidalguia do que entregar-se voluntariamente para servir os outros. Quando sentimos o orgulho que referve dentro de nós, a soberba que nos leva a pensar que somos super-homens, é o momento de dizer que não, de dizer que o nosso único triunfo há-de ser o da humildade. Assim nos identificaremos com Cristo na Cruz, não aborrecidos e inquietos, nem com mau humor, mas alegres, porque essa alegria, o esquecimento de nós mesmos, é a melhor prova de amor." (Cristo que Passa)

São Josemaria Escrivá,
Rogai por nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário