sábado, 7 de março de 2009

Dom José Cardoso clarifica a sua posição: "Não dei excomunhão. É a lei da Igreja"

A entrevista a Dom José, que pulicamente afirmou a excomunhão de todos os que colaboraram e anuíram no assassínio dos irmãos gémeos que se estavam a desenvolver no ventre de uma menina de 9 anos, monstruosamente violada pelo padrasto.


Publicada pelo site Terra Magazine, espero que contribua para clarificar algumas mentes limitadas:

Terra Magazine - Por que a Arquidiocese decretou a excomunhão dos envolvidos no aborto dos gêmeos da garota de 9 anos?

Dom José Cardoso Sobrinho - É uma boa pergunta porque eu quero esclarecer, deixar bem claro. Dom José Cardoso, o arcebispo, não excomungou ninguém. Eu soube até que houve um discurso na Câmara dos Deputados, saiu nos jornais a notícia falsa: "o arcebispo excomungou"... Eu não excomunguei ninguém. Agora, o que foi que eu fiz? Primeiro, antes de acontecer o aborto, a menina estava internada num hospital de Recife. Fiz tudo o possível, convenci o diretor do hospital, ele suspendeu tudo o que estava preparado para o aborto. Depois, as pessoas entraram lá e levaram a menina pra outro hospital, onde ocorreu o aborto. Da minha parte, fiz tudo o que podia para evitar. Depois que o aborto aconteceu, vieram me entrevistar e eu relembrei o que está escrito no Código de Direito Canônico, a lei da Igreja, que diz: "quem comete o aborto está excomungando". É uma lei da Igreja. Chama-se excomunhão latae sententiae, automática. É a própria lei da Igreja que determinou isso. Se uma pessoa comete o aborto - até de uma maneira oculta, ninguém soube de nada -, está excomungada.

Terra Magazine - O senhor apenas lembrou isso?

Dom José Cardoso Sobrinho - Quero repetir. Está escrito no Código Canônico, o catecismo da Igreja Católica, que está difundido no mundo inteiro e no Brasil também. Eu apenas relembrei que quem comete aborto já está excomungado. Não fui eu, dom José, que apliquei essa penalidade. É uma penalidade latae sententiae. Somente a Igreja pode fazer isso. Agora, é pra quem tem fé, pra quem acredita em Jesus Cristo e na Igreja Católica. Outra coisa: quem está condenado a essa penalidade, não está condenado indefinidamente. A Igreja tem portas abertas. Espera a conversão. Até uma pessoa que cometeu maior delito, e está excomungado, se se arrepender, a Igreja absolve. Quero deixar bem claro: não foi dom José que excomungou.

Terra Magazine - Uma garota de 9 anos tem condição de ser mãe? Como seria a maternidade dela?

Dom José Cardoso Sobrinho - Veja bem. Aqui é um problema interessante. Falei com vários médicos, que me disseram: "Não há dúvida de que há risco de vida". Outros médicos disseram: "Vamos esperar, quem sabe é possível fazer uma cesariana no sexto mês". Agora, vamos supor que haja realmente perigo de vida. A Igreja diz que para salvar uma vida nós não podemos suprimir outra vida. Entendeu? Para salvar a vida da mãe, não é lícito matar os inocentes que estão no seio materno. Então, é um princípio fundamental da lei natural, isto é, os fins não justificam os meios. Eu tenho uma finalidade boa, salvar a vida daquela jovem que está grávida, mas para fazer isso não é lícito suprimir a vida de dois inocentes.
Terra Magazine - Nesse caso houve o estupro do padrasto. Não seria um peso enorme pra uma garota de 9 anos ter filhos do padrasto?

Dom José Cardoso Sobrinho - O estupro é outro pecado gravíssimo, quem fez isso vai responder diante de Deus, mas não justifica. Porque houve um estupro, eu posso agora praticar um aborto? É um princípio muito importante da lei da Igreja e nós não podemos praticar o mal para conseguir o bem, digamos assim. A Igreja relembra um caso muito importante que aconteceu há alguns anos na Itália. É uma senhora médica, que também estava grávida e sabia que corria risco de vida. Os amigos médicos aconselharam a fazer o aborto, pra salvar a própria vida. Ela disse: "Eu sou católica, não vou fazer isto, não". Isso aconteceu, no parto ela faleceu; a menina que nasceu, sobreviveu. Pois bem. Esta senhora foi canonizada, foi declarada santa pelo papa João Paulo II. O nome dela é Santa Gianna Beretta Molla. Está colocada nos altares como uma santa. Preferiu sacrificar a própria vida, e não a vida da filha.

Terra Magazine - Quando a Igreja procura a família e os médicos para tentar reverter a decisão de fazer o aborto, não fere a liberdade individual?

Dom José Cardoso Sobrinho - Todo mundo tem liberdade, mas nunca podemos decidir algo contra a lei de Deus. Aliás, a liberdade é um grande dom que Deus dá. Ninguém tem liberdade de escolher o mal. Por isso que o ser humano é superior a todas as criaturas sensíveis, porque nós temos a parte espiritual, a nossa vontade, a nossa inteligência, a nossa liberdade. Mas nossa liberdade não nos dá o direito de agir contra a lei de Deus. Nós temos a possibilidade de fazer escolhas aqui na Terra. Infelizmente isso acontece com muitas pessoas... escolhem o mal. É a fraqueza humana. Há pessoas que cometem pecados, o pecado do adultério... Usou da liberdade, mas usou mal. A nossa liberdade é optar pela lei de Deus, de acordo com Deus.
Terra Magazine - O senhor não admite o aborto em nenhuma hipótese?

Dom José Cardoso Sobrinho - Veja, não sou eu, não! É a Santa Igreja Católica, a lei de Deus. Pode acontecer o aborto espontâneo, aí ninguém tem culpa. Mas a Igreja diz: "não é lícito tirar a vida de inocentes". E é o quinto mandamento da lei de Deus: "Não matar". Nós não podemos jamais aprovar que alguém cometa o aborto. Nenhum motivo pode justificar isso. Na esperança de salvar a vida da mãe, não podemos fazer isso.

Terra Magazine - Conseguiu falar com a mãe?

Dom José Cardoso Sobrinho - Não, eu até planejei quando ela estava aí. Mas a notícia que eu recebi é que ela já tinha tirado a filha do primeiro hospital e levado para outro. Consegui falar com o pai, né? A menina veio lá do interior de Pernambuco, de Alagoinha, veio pra aqui, passou um dia. Estive com ele na presença do superintendente da polícia do Estado Pernambuco. O pai da menina falou: "Desde o começo eu disse que não aceito o aborto".
Terra Magazine - O senhor não vai manter mais contato com a família?

Dom José Cardoso Sobrinho - Se quiserem, estou sempre aqui, às ordens. Mas o que nós podíamos fazer, foi feito. Quero insistir muito nesse ponto: não foi dom José que aplicou a excomunhão. Qualquer pessoa interessada, por favor, leia o catecismo da Igreja Católica, está explicado lá.
Terra Magazine - Para quem não entende de Direito Canônico: há uma questão de interpretação? O código não depende de uma aplicação, que muda muito de arcebispo para arcebispo?

Dom José Cardoso Sobrinho - Está escrito: "Quem cometer aborto, incorre em excomunhão latae sententiae". Não vai ter ninguém pra interpretar o contrário. É uma coisa claríssima. Essa penalidade da Igreja está no Código Canônico atual, mas vem desde o começo. O primeiro dia da geração da Igreja, logo no primeiro século, também está registrado no catecismo. Já dizia a mesma coisa. Não há possibilidade de interpretação diversa pra uma coisa óbvia.
Terra Magazine - Para o Código Canônico ter efeito, não é necessário o senhor aplicar?

Dom José Cardoso Sobrinho - Pois é. É uma coisa própria da Igreja. Na sociedade civil, quando alguém comete um delito... Vamos supor: alguém comete um homicídio. Eu não posso dizer: "já está automaticamente...". Não. Tem que fazer um processo, vai pro tribunal, o juiz profere a sentença. O juiz está aplicando a penalidade. Dentro da Igreja, para esses delitos gravíssimos, a Igreja tem poderes de aplicar automaticamente a penalidade, inclusive quando é delito oculto. Agora, isso é para as pessoas que tem fé. Relembrando também que quem incorre em excomunhão não está condenado pro resto da vida. A Igreja está sempre de portas abertas. Qualquer pessoa que se converte, que pede perdão, a Igreja está pronta pra absolver. Para delitos gravíssimos desse nível, as pessoas precisam ser alertadas. A cada ano, há um milhão de abortos. E estão aí em silêncio... A Igreja deve defender a lei do humano.

Terra Magazine - A garota de 9 anos é católica?

Dom José Cardoso Sobrinho - Toda a família é católica.


Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, miserere nobis!

9 comentários:

  1. Explicações interessantes. Mas independente de Excomunhão, ABORTO É ASSASSINATO DE INOCENTES INDEFESOS. Isto vale para TODOS NÓS. A defesa da Vida é um Bem maior que qualquer outra coisa. Se não vejamos, por analogia,: estaremos aceitando o assassinato de Idosos, de Deficientes Físicos e/ou Mentais, os Viciados, de Prostitutas(os), de Miseráveis, etc... Isso seria o caos.

    ResponderEliminar
  2. Claro, caro Anónimo. A vida é o bem maior que possuimos. Mais do que a saúde e o bem estar, há que defender primeiro a vida, porque sem esta, aqueles não existem.

    É triste que se defenda que se deve sacrificar o bem maios (a vida) por um bem menor (a saúde e bem-estar).

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Este blogue está mesmo excelente. Desafio o João a fazer um post sobre Santa Maria Goretti, pois creio que seria útil para os leitores conhecerem esse exemplo, que está relaccionado com estas questões.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. QUE TAL AFASTAR E EXCOMUNGAR OS PADRES PEDÓFILOS, HEIN? VAMOS VER SE A MODERAÇÃO LIBERA ESSE COMENTÁRIO QUE REFLETE A REALIDADE DO MUNDO, OU A IGREJA CATÓLICA VAI FICAR SE ESCONDENDO DISSO TUDO, HEIN? CHEGA DE HIPOCRISIA...

    ResponderEliminar
  5. Desculpe, minha cara pessoa que sequer quis dizer o nome, mas você está mal informada. A Igreja faz sim isso.

    ResponderEliminar
  6. CARO TIAGO PAOLINI:
    VC ESTÁ EXTREMAMENTE MAL-INFORMADO, POIS A IGREJA CATÓLICA SIMPLESMENTE MUDA O PADRE DE PARÓQUIA, ISSO JÁ ACONTECEU VÁRIAS VEZES. RECOMENDO QUE PROCURE VÍDEOS SOBRE PEDOFILIA NA IGREJA CATÓLICA PRODUZIDOS PELA CNN. LÁ MOSTRA QUE TEM PADRES QUE ATÉ SÃO TRANSFERIDOS DE UM PAÍS PARA OUTRO PAÍS. EM OUTRAS PALAVRAS, EU TENHO ARGUMENTOS PARA PODER AFIRMAR ISSO. E VC, QUE PROVAS CABAIS VC TEM?

    ResponderEliminar
  7. PERDÃO, É BBC E NÃO CNN....

    1A) http://www.youtube.com/watch?v=WW3kLzvUwjE
    1B) http://www.youtube.com/watch?v=pDnrCL4B0u4&feature=related

    2A)http://www.youtube.com/watch?v=LuCeqQB4FoQ&feature=related
    2B)http://www.youtube.com/watch?v=W8yCHvQ6UUM&feature=related
    2C) http://www.youtube.com/watch?v=3lehHVqhd9Y&feature=related
    2D) http://www.youtube.com/watch?v=rv5vGk2vGQo&feature=related

    COMO PODEM VER, EU POSSO PROVAR O QUE FALO.... E VCS, PODEM PROVAR QUE A IGREJA CATÓLICA TOMA MEDIDAS CONTRA ESSE TIPO DE COISA AQUI NO BRASIL?

    ResponderEliminar
  8. O bispo simplesmente destruiu com a polêmica. Principalmente quando ele diz "a escomunhão está na Lei da Igreja. Quem comete aborto é automaticamente excomungado pela Igreja. No entanto, não é para sempre, basta se arrepender que será perdoado. Isso tudo vale somente para aqueles que tem fé na Igreja Católica."

    ResponderEliminar
  9. Todos nós temos que luta pela vida, nao e obrigação só do Bispo, Padre, mais todos nós como batizados, Aos que se solidarizaram conosco, nossa gratidão eterna em nome dos bebês que a esta hora, diante de Deus, rezam por nós. "Vinde a mim as crianças", disse Jesus. E é com a palavra dele mesmo que continuaremos a soltar nossa voz em defesa da vida onde quer que ela esteja ameaçada: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente" (Jo. 10,10). Nisso cremos, nisso apostamos e por isso nos gastaremos sempre.

    Acima de tudo, a Vida, dom de Deus para todos!







    Acima de tudo, a Vida, dom de Deus para todos!

    ResponderEliminar