domingo, 22 de março de 2009

Amar a Igreja Católica é amar a Deus

Nestes dias em que o Santo Padre é incompreendido por tantos 'católicos', atacado por outros tantos, entre os quais Bispos, Sacerdotes e religiosos, já sem contar com os inimigos externos que o apedrejam diariamente, urge reflectir sobre a importância de estar com o Papa.

Estar com o Santo Padre é estar com a Igreja, e estar com a Igreja é estar com Deus. É IMPOSSÍVEL ser católico e não aceitar a Doutrina da Igreja e/ou a autoridade do Santo Padre. O mundo não compreende a Igreja porque está fechado em si mesmo. Está mergulhado no lodo e na lama, na escuridão. Por isso, como diz o Evangelho de hoje, o mundo não suporta a Luz, porque esta denuncia as suas más obras.

Quem acredita n'Ele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus. A causa da condeção é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas acções eram más. Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima da luz, para que suas acções não sejam desmascaradas. (São João, 3, 14-21)

É notória e tão facilmente detectável a maldade, falsidade e a preversidade do mundo! Basta estar atento às críticas que se fazem à Igreja. Aquilo que é condenado pela Igreja Católica aparece mascarado de bom pelo mundo, mas ao ser iluminado pela Luz de Deus, faz uivar os adeptos das preversões, pois estes, por estarem constantemente mergulhados na escuridão (ainda que se achem na posse da Verdade e no maior dos Iluminismos) não suportam a Luz Verdadeira, anunciada pela Igreja Católica, sendo esta a única detentora da Verdade pela qual somos detidos.

Enfim, já digo como o outro:

MAS QUE GENTE IGNORANTE!...

Sobre o amor à Igreja e ao Santo Padre, fala-nos sabia e brilhantemente São Josemaria Escrivá:

"A suprema potestade do Romano Pontífice e a sua infalibilidade, quando fala ex cathedra, não são uma invenção humana, pois baseiam-se na explícita vontade fundacional de Cristo. Que pouco sentido tem enfrentar o governo do Papa com o dos bispos, ou reduzir a validade do Magistério pontifício ao consentimento dos fiéis! Nada mais alheio à Igreja do que o equilíbrio de poderes; não nos servem esquemas humanos, por mais atractivos ou funcionais que sejam.

Ninguém na Igreja goza por si mesmo de potestade absoluta, enquanto homem; na Igreja não há outro chefe além de Cristo; e Cristo quis constituir um Vigário seu - o Romano Pontífice - para a sua Esposa peregrina nesta terra. A Igreja é Apostólica por constituição: a que verdadeiramente é e se chama Católica, deve ao mesmo tempo brilhar pela prerrogativa da unidade, santidade e sucessão apostólica. Assim, a Igreja é Una, com unidade esclarecida e perfeita de toda a terra e de todas as nações, com aquela unidade da qual é princípio, raiz e origem indefectível a suprema autoridade e mais excelente primazia do bem-aventurado Pedro, príncipe dos Apóstolos, e dos seus sucessores na cátedra romana.

E não existe outra Igreja Católica, senão aquela que, edificada sobre o único Pedro, se levanta pela unidade da fé e pela caridade num único corpo conexo e compacto.Contribuímos para tornar mais evidente essa apostolicidade aos olhos de todos, manifestando com requintada fidelidade a união com o Papa, que é união com Pedro. O amor ao Romano Pontífice há-de ser em nós uma formosa paixão, porque nele vemos a Cristo. Se tivermos intimidade com o Senhor na nossa oração, caminharemos com um olhar desanuviado que nos permitirá distinguir, mesmo nos acontecimentos que às vezes não compreendemos ou que nos causam pranto ou dor, a acção do Espírito Santo."

"Na Igreja está a nossa salvação. Não podemos esquecer que a Igreja é muito mais do que um caminho de salvação: é o único caminho. Ora isto não foi inventado pelos homens, mas foi Cristo quem assim dispôs: o que crer e for baptizado, será salvo; o que, porém, não crer, será condenado. Por isso se afirma que a Igreja é necessária, com necessidade de meio, para nos salvarmos. Já no século II Orígenes escrevia: se alguém quer salvar-se, venha a esta casa, para que possa consegui-lo...

Que ninguém se engane a si mesmo: fora desta casa, isto é, fora da Igreja, ninguém se salva. E São Cipriano: se alguém tivesse escapado (do dilúvio) fora da arca de Noé, então poderíamos admitir que quem abandona a Igreja pode escapar da condenação.

Extra Ecclesiam, nulla salus.

É o aviso contínuo dos Padres: fora da Igreja católica pode encontrar-se tudo - admite Santo Agostinho - menos a salvação. Pode ter-se honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o "Aleluia", pode responder-se "Amen", pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusivamente, até pregá-la. Mas nunca, se não for na Igreja Católica, pode encontrar-se a salvação.

No entanto, como se lamentava Pio XII há pouco mais de vinte anos, alguns reduzem a uma fórmula vã a necessidade de pertencer à Igreja verdadeira para alcançar a salvação eterna. Este dogma de fé integra a base da actividade corredentora da Igreja, é o fundamento da grave responsabilidade apostólica dos cristãos.

Entre os mandatos expressos de Cristo determina-se categoricamente o de nos incorporarmos no Seu Corpo Místico pelo Baptismo. E o nosso Salvador não só promulgou o mandamento de que todos entrassem na Igreja, mas estabeleceu também que a Igreja fosse meio de salvação, sem a qual ninguém pode chegar ao reino da glória celestial.

É de fé que quem não pertence à Igreja não se salva; e que quem se não baptiza não ingressa na Igreja. A justificação, depois da promulgação do Evangelho, não pode verificar-se sem o lavacro da regeneração ou o seu desejo, estabelece o Concilio de Trento."

(Livro Amar a Igreja, pontos 13 e 24)

São Josemaria, rogai por nós!

Mãe da Igreja, abençoai o Santo Padre Bento XVI, orgulho dos verdadeiros filhos da Igreja, dos católicos dignos desse nome! Olhai para a Barca de Pedro, que mete água por todos os lados! Dai força ao Santo Padre para a conduzir a bom porto, longe do mar impetuoso do mundo. Por Deus, contra o mundo!

Do Mundo, do Demónio e da Carne, libera nos Domine!

Viva Sua Santidade Bento XVI!

5 comentários:

  1. "edificada sobre o único Pedro,"

    Será?

    DFLD

    ResponderEliminar
  2. A pedra é Cristo... A Igreja esta fundada sobre Jesus Cristo e não sobre Pedro... ele é o guia... nao o fundador, fundamento

    ResponderEliminar
  3. "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja".

    É claro que São Josémaria alude a esta passagem.

    ResponderEliminar
  4. Explico:Cristo é a Pedra angular, principal. A Igreja foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e a São Pedro foi o revelado primeiro. São Pedro é o lider da Igreja pois foi a ele que Cristo deu as chaves.

    1- Dizer que "sobre o único Pedro" sem explicação não é verdade.

    2- Dizer que São Pedro não é fundamento, também não é verdade!

    Podemos então concluir que:

    Sobre o fundamento dos apóstolos e liderança de São Pedro a Igreja foi edificada;

    DFLD

    ResponderEliminar
  5. A Santa Igreja Católica é a Unica Igreja de Cristo quer provas ? eu lhe dou três:

    1- A Sagrada Escritura

    2- Os escristos dos primeiros cristãos como por exemplo Santo Inácio de antioquia

    3- A História da Igreja estude desde o seu fundamento até hoje

    obs: use fontes confiaveis

    ResponderEliminar